Notícias
Governo reúne diretores de unidades e representantes dos núcleos da qualidade em evento alusivo ao Dia Mundial da Qualidade

Em alusão ao Dia Mundial da Qualidade, o Governo do Estado realizou, nesta quinta-feira (10), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), um encontro entre diretores e representantes dos núcleos da qualidade e dos institutos que administram as unidades de saúde da rede estadual. O momento teve como tema “Consciência de Qualidade: fazendo a coisa certa”.
“Falar em qualidade na assistência do SUS é colocar em destaque todos os processos de trabalho, ou seja, desde o bom acolhimento na recepção até o tratamento dispensado pelo membro da equipe multiprofissional. É atentando para esse fluxo que se causa impactos positivos na forma como o usuário recebe o processo terapêutico, resultando em uma boa recuperação e alta”, afirmou a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Josélia Alves.
O Dia Mundial da Qualidade foi instituído em 1990 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado toda segunda quinta-feira de novembro. A data tem por objetivos a promoção, conscientização e engajamento dos colaboradores nas organizações em que desempenham funções com foco na melhor assistência e atendimento ao usuário do SUS.
A programação do encontro incluiu palestras com os temas “Sistema de Gestão da Qualidade: um relato de experiência”, “Consciência de qualidade: fazendo a coisa certa” e “Gestão da Qualidade: relato de experiência na rede privada”.
Para a chefe do Departamento da Qualidade e Projetos Especiais de Saúde, Anna Cindy Araújo Leite, a padronização dos processos de trabalho refletem no bom atendimento. “A garantia de um tratamento de qualidade com segurança precisa ser a marca de uma gestão. Por isso, é importante também qualificar o profissional a fim de que ele trabalhe de forma organizada”, destacou.
Segundo o gerente de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Moisés Ferreira Serra, com uma boa administração é possível controlar as circunstâncias e corrigir equívocos. “A gestão de qualidade na saúde ainda é um assunto novo. Mas com o passar do tempo, viu-se que essa estratégia é fundamental para sondar a forma como o usuário do SUS percebe o serviço e a unidade”, observou.