Notícias
Governo realiza Simpósio Estadual de Qualidade e Segurança nos Serviços de Saúde

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta terça-feira (21), o 1º Simpósio Estadual de Qualidade e Segurança nos Serviços de Saúde. O evento foi realizado no Praia Mar Eventos e contou com a participação de profissionais de saúde e representantes de unidades da rede pública de saúde. O evento promoveu o debate sobre a promoção e a melhoria das ações de prevenção e controle de infecção da resistência microbiana (RM).
“O simpósio buscou aproximar os serviços de saúde, com os seus núcleos de Controle de Infecção e Segurança do Paciente, das ações realizadas pela Vigilância Sanitária, tendo como foco a qualificação da assistência hospitalar e a segurança do usuário do SUS. Em um contexto em que os recursos estão cada vez mais limitados e a necessidade da população só cresce, é importante encontrar estratégias que garantam maior qualidade ao atendimento hospitalar”, destacou o superintendente da Vigilância Sanitária do Estado (SUVISA-SES), Edmilson Diniz.
O encontro teve como ponto de partida o cenário nacional, com a elevação das taxas de resistência antimicrobiana durante a pandemia do Covid-19. Entre os principais pontos discutidos estiveram as perspectivas de trabalho alinhadas aos planos de ações construídos a nível nacional com foco na execução dos protocolos sanitários, bem como o uso racional de medicamentos antimicrobianos.
Participando como palestrante, a representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Maura Rúbia Gonçalves, observou que o bom desempenho contra a pandemia pode ser aplicado à segurança do paciente.
“A pandemia veio reforçar ainda mais a necessidade das ações de prevenção a eventos que podem oferecer perigo, hoje uma das principais causas de mortalidade e aumento de custos. Um evento como este agrega e mostra às pessoas a urgência de se trabalhar de forma conjunta visando o bem-estar do paciente como uma forma de cultura de segurança”, disse.
O enfermeiro e executor do Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), Roque Costa, elencou os desafios a serem superados. “Esses dois anos de pandemia da Covid-19 interferiram nos processos de qualidade dos serviços de saúde, mostrando como é importante ter pessoas qualificadas e parceiros sensíveis às situações que podem surgir. Neste sentido, o simpósio é uma oportunidade para destacar a estrutura dos serviços, trabalhando a educação permanente dentro dos hospitais, evidenciando a partilha do conhecimento para quem mais precisa”, disse.
Para a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão 2), Fabrícia Rocha, poder compartilhar e alinhar conhecimentos fortalecem as boas práticas no SUS. “É necessário termos movimentos como este, principalmente no tocante ao alinhamento de conceitos. Hoje, por exemplo, vemos Estado e município debatendo a gestão da qualidade da segurança, algo fundamental para quem está na ponta atuando diretamente com o paciente”, enfatizou.


