Notícias
Governo realiza seminário e lança Linha de Cuidado da Gestante no Maranhão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (22), o Seminário de Lançamento da Linha de Cuidado da Gestante no Estado do Maranhão. O evento resultou no lançamento do Manual de Assistência ao Pré-natal no Maranhão: modelo de estratificação de risco e a linha de cuidado da gestante para todo o estado, fruto de uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, para o fortalecimento da Atenção Primária no Maranhão.
“O estado vem trabalhando com esse olhar de cuidado com a gestante, capacitando todos os profissionais da atenção básica nos municípios de forma regionalizada, lembrando que sempre trabalhamos com esse cuidado dentro da Planificação ao lado do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). E hoje, com o lançamento deste manual, trazemos para esse profissional a forma correta de estratificação de risco, com um pré-natal de qualidade”, destacou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde/SES, Waldeise Pereira.
De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Ana Cleide Vieira, contribuir com o fortalecimento da Atenção Primária é uma das inúmeras estratégias que o Governo do Estado vem realizando para a redução da mortalidade materna-infantil.
“Esse modelo possui toda a organização da estrutura que os municípios precisam para garantirem a assistência pré-natal de qualidade, que vem desde a organização dos recursos humanos até a qualificação dos profissionais que estão prestando essa assistência em todo o estado. Então, reorganizar esse processo de trabalho, através da Estratégia de Saúde da Família, é de fundamental importância para a redução dessa mortalidade no estado”, explicou a chefe do departamento, Ana Cleide Vieira.
A representante da Organização Pan-Americana de Saúde, Socorro Gross Galiano, em visita ao Maranhão, participou do seminário e parabenizou o trabalho do Governo do Estado em favor da população menos favorecida.
“Estamos aqui fazendo história. Nossa saúde pública se compõe de muitas coisas, de muitas funções, muitas intervenções, mas é um trabalho que tem que ser feito para que tenhamos gerações com mais saúde, bem-estar, felicidade e, especialmente, possibilidades. Por isso, gostaria de parabenizar o Governo do Estado, por ter assumido a essência das populações, que é a saúde da mulher, da mulher grávida, da mulher jovem e das crianças”, pontuou Socorro Gross.
O evento desta terça-feira (22) foi realizado para os municípios que compõem a Grande Ilha; São Luís, Paço do Lumiar, Ribamar e Raposa. Esse modelo de Assistência do Pré-Natal já vem sendo implementado ao longo dos anos em algumas Regiões de Saúde, através do Projeto de Planificação em Saúde, voltado para a Atenção Primária, e, a partir de agora, será descentralizado para os 217 municípios.
No mês de abril, tem início o cronograma de qualificação e de implantação nas regiões de saúde com proposta de capacitação para a Estratégia de Saúde da Família, onde serão capacitados médicos e enfermeiros nesse novo modelo de pré-natal.
Além do Manual de Assistência ao Pré-Natal no Maranhão, também fazem parte da Linha de Cuidado da Gestante e foram lançados durante o seminário, o Guia de Implementação e Condutas às Intercorrências Obstétricas, que visa o diagnóstico e manejo das principais afecções clínico-fisiológicas e patológicas, e o Guia de Intervenção em Saúde da Criança na Atenção Primária à Saúde no Maranhão, para orientar e instrumentalizar as equipes de Estratégia de Saúde da Família no cuidado à saúde das crianças menores de 10 anos.◀