Notícias
Governo realiza Fórum de Geriatria e Gerontologia e dialoga sobre diretrizes para o cuidado das pessoas idosas no SUS
Com o objetivo de dialogar sobre diretrizes para o cuidado da pessoa idosa no SUS e os impactos da pandemia da Covid-19 na vida desse público, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando o III Fórum de Geriatria e Gerontologia, que este ano tem como tema “Impactos da pandemia da Covid-19 na saúde integral da pessoa idosa”.
Segundo a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Miranda Cordeiro, o fórum foi pensado a partir das ações a serem realizadas para a Política da Pessoa Idosa em parceria com a Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria no Maranhão. “Nosso objetivo é trabalhar com os profissionais de saúde de todo o estado, tanto da Atenção Primária, quanto da Atenção Especializada, para que consigamos diminuir os danos causados pela pandemia na pessoa idosa. Estamos dialogando também com as entidades que trabalham conosco no que diz respeito à qualidade de vida e ao envelhecimento saudável desse público”, explica.
Além dos impactos da pandemia, o evento, que teve início nesta quarta-feira (20) e encerra nesta quinta (21), também aborda outros assuntos voltados à saúde da pessoa idosa, como imunização, violência e manejo da caderneta do idoso.
O promotor José Augusto Cutrim Gomes, titular da 1ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Idoso, destacou o aumento da violência contra o idoso no último ano. “Durante a pandemia, a violência contra o idoso aumentou de forma exponencial, mas as subnotificações diminuíram. E destaco que 70% da violência contra a pessoa idosa acontece dentro dos lares e são praticadas principalmente por filhos e netos. Essa violência não é só física, é psicológica, abuso financeiro, patrimonial, sexual e discriminatória”, alertou o promotor.
A importância da vacinação também foi destaque durante o evento. Representando o Departamento de Imunizações da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, o médico Ronney Correa Mendes esclarece que as pessoas com mais de 60 anos merecem uma atenção maior em relação à vacinação. “Assim como as crianças possuem um sistema imunológico ainda em formação, os idosos possuem um sistema imunológico que está ficando enfraquecido. Sendo assim é muito importante que a população tenha em mente que, assim como existe o calendário vacinal da criança, do adulto e da mulher, existe o importantíssimo calendário de vacinação do idoso”, alerta.
O fórum reuniu cerca de 150 profissionais de todo o estado. “O mais importante é garantir o acolhimento da pessoa idosa e um atendimento humanizado nas unidades de saúde”, ressaltou a secretária adjunta de Saúde de São Domingos do Maranhão, Francilene de Sousa Melo.