Notícias
Governo realiza edição do Mais Saúde Animal no bairro do Habitacional Turu
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou neste sábado (28) uma edição do programa Mais Saúde Animal no Habitacional Turu. A ação aconteceu no Centro Educa Mais Estefânia Rosa da Silva, com o objetivo de reforçar o combate das zoonoses Leishmaniose e Raiva, além de possibilitar a triagem de doenças, vacinação antirrábica e disponibilização de coleiras de prevenção ao Calazar.
“Dentro da Saúde Pública, existe um tripé chamado Saúde Única, que engloba o homem, o meio ambiente e o animal. Neste sentido, ao prestarmos assistência aos animais, estamos, também, fortalecendo o cuidado do meio ambiente, mantendo as zoonoses sob controle e preservando a saúde da população”, disse a chefe do Departamento de Zoonoses e Coordenadora Geral do Mais Saúde Animal, Celma Soares.
Com o tema “Quem ama seu pet compartilha cuidado”, a ação beneficiou cães e gatos de estimação de moradores do bairro e região. Ao chegar ao local, os animais com agendamento prévio via site do Procon foram submetidos a consultas com médico veterinário, testagem rápida para Leishmaniose Visceral Canina (Calazar) e vacinação antirrábica. Aqueles que não conseguiram fazer o agendamento, mas que foram até o local, também tiveram os pets atendidos com vacinação antirrábica.
A jovem Yasmin Silva levou a pequena Pandora, que estava comemorando cinco meses neste sábado, para receber a sua primeira vacina antirrábica. “Eu achei uma ação muito boa. Logo quando soube que estaria sendo realizada aqui, aproveitei a oportunidade para trazê-la. Além disso, também é uma chance que as pessoas têm de cuidar dos seus animais, já que não têm como custear uma consulta”, disse.
Nicolas Lindoso é tutor de oito cães, mas nesta edição do Mais Saúde Animal ele levou a Chupita, de quatro meses. “Infelizmente muitas pessoas não têm condições de pagar assistências como as que estão sendo ofertadas aqui em uma clínica veterinária, então oferecer esses atendimentos de forma gratuita está sendo muito bom. Sem falar que assim protegemos os pets de doenças”, compartilhou.
O médico veterinário sanitarista da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Salim Waquim, deu apoio à ação e destacou a importância de combater as duas zoonoses. “Esta ação que o Governo do Estado está desenvolvendo é uma estratégia de saúde pública e que também visa o bem-estar da população. Trabalhar de modo preventivo é a melhor maneira de prevenir qualquer doença. No caso, estamos lidando com duas zoonoses que podem ser evitadas, quebrando o ciclo, fortalecendo as medidas de erradicação das mesmas”, explicou.
A última ação do Mais Saúde Animal foi realizada no município de Arari, no início de maio deste ano. Na ocasião, foram contabilizados 425 atendimentos, sendo 130 de consultas, 99 testes para Leishmaniose Visceral Canina, 123 animais vacinados e 73 encoleirados.