Notícias
Governo realiza Dia D de combate ao Aedes Aegypti
Com o tema “Venha fazer parte desta luta! Prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika”, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou o Dia D de combate ao Aedes Aegypti, nesta sexta-feira (13), em São José de Ribamar.
Da Praça do Cruzeiro, agentes de endemia e de saúde orientaram a população sobre como prevenir arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes: dengue, chikungunya e zika. “A ação realizada de forma conjunta com um município da região metropolitana é um exemplo para as demais localidades do estado. Nós estamos às vésperas de um novo período chuvoso e precisamos antes ‘limpar a casa’ para quando de fato as chuvas chegarem não haja espaço de proliferação do mosquito”, afirmou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Léa Márcia Melo da Costa.
Cerca de 150 mil panfletos educativos foram distribuídos, além de visita técnica nas residências. Ao todo, 30 agentes de epidemiologia da SES participam da mobilização de controle e prevenção do Aedes aegypti, em parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar.
“Esse é um momento importante para reforçarmos junto à população que Estado e Município estão trabalhando juntos para combater o vetor das arboviroses, que é o Aedes aegypti. Em paralelo a isso, é necessário que a sociedade também esteja alerta, verificando os pontos críticos dentro de casa e descartando o lixo corretamente”, disse a coordenadora Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses, Joseneide Matos.
A professora Lucilene de Oliveira Furtado, 50 anos, recebeu a visita dos agentes. “É maravilhoso que um trabalho como este esteja percorrendo as ruas e fazendo visitação nas casas. Todos precisam ter consciência e fazer a sua parte, pois só assim conseguiremos ter o êxito esperado”, comentou.
Maria de Fátima Batista, 64 anos, afirma que contribui com a ação colocando areia nos vasos de plantas e evitando água empoçada. “Sempre deixo a caixa d’água coberta, e evito garrafa de água vazia guardada em local inapropriado. Isso evita que a minha casa se torne ponto do mosquito”, destacou.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Arboviroses, referente ao período de 1º a 7 de dezembro, o Maranhão registrou 5.661 casos prováveis para dengue, 761 de chikungunya e 334 de Zika. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)
O secretário municipal de saúde, Tiago Fernandes, enfatizou que a atividade se soma aos 00esforços de diminuir os casos das arboviroses em São José de Ribamar. “A participação de agentes de endemia e de saúde do estado e município é proveitosa. Isso mostra à população que ela também pode participar conosco, adotando medidas simples de prevenção”, destacou.
A ação contou com a participação do prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio. De acordo com o gestor, o município tem 80 agentes de endemia e cerca de 200 agentes de saúde colaborando para que o município realize o trabalho preventivo.