Notícias
Governo realiza cirurgias pediátricas no Hospital da Criança de Colinas
O Governo do Estado realizou, no último fim de semana, procedimentos pediátricos do Programa Mais Cirurgias, no Hospital da Criança de Colinas. Com as ações, 24 crianças foram beneficiadas. A unidade foi entregue pelo governador Flávio Dino há pouco mais de um ano com o objetivo de fortalecer o atendimento materno-infantil na região central do estado.
O Hospital da Criança de Colinas atende a diferentes cidades, como Buriti Bravo, Barão de Grajaú, Benedito Leite, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Pastos Bons, São João dos Patos, Passagem Franca, Sucupira do Norte, Sucupira do Riachão e São Domingos do Azeitão.
Moradora de Colinas, Elenilza Pacheco de Sousa, de 26 anos, acompanhou o filho de três meses, Erick Jesus Pacheco Assunção, na cirurgia. “Mês passado eu fui no posto de saúde aqui da cidade e o pediatra indicou a cirurgia por conta desse problema dele na virilha. Fizeram logo o agendamento e estamos aqui. A gente fica um pouco nervoso, mas confia que tudo vai dar certo”, disse.
Rita Maria da Cruz Sousa, de 28 anos, partiu de Sucupira do Norte até o hospital em Colinas para acompanhar o procedimento cirúrgico do Brayan Sousa Costa, de 2 anos, que apresentava um problema de hérnia inguinal. “Ele fez a consulta e o médico disse que tinha que fazer logo a cirurgia. Cheguei ontem à noite e disseram que a cirurgia é rápida e hoje mesmo a gente volta para casa”, falou.
As cirurgias são rápidas por serem consideradas de pequena e média complexidade, sem exigência de leito de internação. “As consultas foram feitas ao longo do mês. São cirurgias de correção de hérnias inguinais, postectomias, hérnias epigástricas que são muito demandadas nesta região”, falou o cirurgião pediátrico Pedro Oliveira.
Para o diretor geral do hospital, Leandro Barroso Barbosa, as cirurgias representam também fortalecem a divulgação dos serviços oferecidos pela unidade de saúde. “Nosso hospital completou um ano de funcionamento recentemente e ainda tem parte da população que desconhece os serviços que estamos oferecendo de forma gratuita. Somos uma unidade com porta aberta para receber qualquer paciente que precise de cirurgias assim de pequena e média complexidade para crianças e o Mais Cirurgias contribui na redução da espera por um procedimento”, disse.
A unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).