Notícias
Governo promove Seminário de Segurança do Paciente
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (28), o I Seminário de Segurança do Paciente, no Palácio Henrique de La Roque, localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, bairro Jardim Renascença, São Luís (MA). O seminário reúne representantes da área de saúde das 19 Regionais do Estado, entre secretários de saúde, enfermeiros, coordenadores da vigilância e da atenção primária à saúde e representes da rede do núcleo de vigilância hospitalar e municipal.
Durante o encontro, os participantes dialogaram sobre o Diagnóstico Situacional da Segurança do Paciente no Estado, da tecnologia que existe a favor do paciente nos serviços de saúde de média complexidade, do Projeto de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) e Segurança do Paciente como Eixo Transversal na Região de Caxias, entre outros.
“Faz 10 anos do Plano Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e, no âmbito do Maranhão, nós estamos sendo um dos primeiros Estados a planificar a segurança do paciente, ou seja, implantar a segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), pois essa temática é transversal e perpassa todos os níveis de complexidade. Nós lançamos o Plano Estadual de Segurança do Paciente com orientação aos municípios, e nossa expetativa é que os profissionais desenvolvam as ações relacionadas a temática”, destacou a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos.
O Maranhão possui um Núcleo de Segurança do Paciente e uma Câmara Técnica, então o Seminário busca sensibilizar os profissionais da Atenção Primária, entretanto, reconhecendo a transversalidade do tema, o evento buscou ainda reunir todos os níveis de complexidade.
“Nem todos os municípios tem um núcleo de segurança do paciente. Este movimento é, justamente, para tentar sensibilizar os municípios para criação desse núcleo e promover mais qualidade e cuidado com a segurança do paciente em todos os níveis de atenção”, disse a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Família da SES, Patrícia Pinheiro.
A enfermeira Janaína Silva, que compõe o núcleo de segurança do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) de Caxias, destacou a importância do seminário. “A gente trabalha e realiza treinamentos das metas internacionais de segurança do paciente e as equipes tem aderido a essas práticas com muita disponibilidade. Uma das questões mais exitosas tem sido o uso do checklist da cirurgia segura e a cada fica melhor”, ressaltou.