Notícias
Governo promove curso sobre doação de órgãos no Maranhão

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta quinta (23) e sexta-feira (24), o Curso de Formação de Coordenadores da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Durante os dois dias de capacitação, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos se informaram sobre o processo de captação de órgãos e tecidos para transplantes. O objetivo é, posteriormente, implantar a comissão nas unidades que ainda não contam com uma CIHDOTT.
“O curso atende a uma solicitação feita junto aos hospitais da capital para que indicassem profissionais que estejam aptos para trabalhar em uma comissão de doação. O objetivo é que, quando retornarem para as suas unidades de ação, possam atuar como multiplicadores nos processos de doação, na busca ativa de potenciais doadores e seus familiares, impactando diretamente na vida daqueles que aguardam por um transplante no estado”, explicou a coordenadora do Núcleo de Capacitação da Central Estadual de Transplantes (CET-MA), Renata Rocha.
Entre os temas abordados, esteve a comunicação e a entrevista familiar, o processo de doação, a manutenção do potencial doador, o diagnóstico de morte encefálica, o acolhimento familiar e a comunicação de notícias difíceis.
Para o enfermeiro e responsável técnico do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Cláudio Mendes, trata-se de uma excelente iniciativa que precisa ser implantada em outras unidades. “É necessário que mais hospitais possam, não só ter uma comissão de doação, como também ampliar o serviço. Acredito que capacitando os novos coordenadores iremos melhorar a busca ativa e fortalecer a conscientização junto à sociedade sobre a importância que é ser doador”, contou.
A enfermeira da área vermelha do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), Fabíola Pereira, disse que a principal barreira a ser transposta é o preconceito. “Ainda existe muito preconceito quando o assunto é doação e muito disso se deve à falta de informação. Penso que um curso como este tanto nos ajudará a sermos multiplicadores como nos dará maior suporte na parte jurídica a fim de que saibamos o que fazer e como fazer”, disse.
A CIHDOTT é uma comissão intra-hospitalar que atua na identificação e manutenção de potenciais doadores de órgãos e tecidos para transplante. Para a implantação da comissão, é necessário que a unidade hospitalar tenha no mínimo 80 leitos e uma equipe treinada dentro da legislação para doação de órgãos e tecidos.
“Queremos que os familiares sejam bem acolhidos e informados, para que, no momento em que os profissionais forem estabelecer um diálogo sobre doação, haja predisposição para o ato em função do atendimento que foi dispensado. Por isso, o nosso objetivo aqui é triplo: a positiva familiar, a doação e o transplante para as pessoas que estão espera”, pontuou a coordenadora adjunta da CET-MA, Janaína Câmara.
Atualmente, no Maranhão, as CIDOHTTs funcionam no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), no Hospital Universitário (HUUFMA) Presidente Dutra e no Hospital São Domingos (HSD).


