Notícias
Governo promove capacitação sobre cuidado com pessoas idosas no pós-pandemia de Covid-19

O Governo do Estado promoveu, na última quinta-feira (12), uma capacitação sobre o cuidado com as pessoas idosas no período pós-pandemia da Covid-19. O workshop reuniu cuidadores de pessoas idosas que atuam nos municípios que compõem a Grande Ilha de São Luís. O encontro foi ministrado pelo pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Daniel Groisman, e aconteceu no auditório do Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís.
“Entre as dificuldades trazidas pela pandemia, o distanciamento social foi o mais prejudicial, pois mesmo tendo sido uma estratégia eficaz na interrupção da transmissão do vírus, desencadeou problemáticas como a depressão e o desânimo emocional pela ausência familiar. Neste sentido, o curso servirá como ferramenta dentro das unidades e de apoio aos profissionais que cuidam desse público, transformando-os em multiplicadores”, disse o superintendente de Atenção Primária da SES, William Vieira Ferreira.
De acordo com o pesquisador da EPSJV/Fiocruz, Daniel Groisman, pensar no pós-pandemia significa construir ações voltadas para ampliar o bem-estar das pessoas. “Ainda hoje, o cuidado da pessoa idosa é delegado às famílias. Contudo, devemos pensar estratégias não somente para quem vai ser cuidado mas também para quem cuida, entendendo as necessidades dessas famílias e como essas ações podem ser aplicadas a elas, discutindo a assistência como um problema e um direito”, enfatizou.
Para ampliar os cuidados às pessoas idosas, o Governo conta com unidades como a Policlínica do Idoso, entregue em junho de 2021, e o Centro de Referência da Pessoa Idosa do Maranhão, entregue em março deste ano. Participando do workshop, a diretora da Policlínica do Idoso, Daniele Falcão, destacou que o cuidado no pós-pandemia precisa incluir diversas formas de atenção.
“A policlínica passou a ser vista pelos pacientes como uma segunda casa. Neste sentido, é importante que estejamos atentos a isso, uma vez que muitos encontram no espaço um local onde podem expressar seus anseios, mas paralelo a isso, é necessário que os cuidadores também tenham a atenção de que precisam, já que boa parte deles também é idoso”, disse.
O diretor administrativo do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso de São Luís (CAISI), Jasson Lago, contou que o workshop foi uma boa oportunidade aos profissionais da saúde. “Hoje temos uma gama de profissionais que, mesmo depois de formados, ainda precisam ser sensibilizados. Assim, a qualificação servirá para que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros, se tornem mais compreensivos e saibam replicar o que aprenderam”, compartilhou.

