Notícias
Governo promove ação social em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down
“Minha filha é um presente de Deus”, conta Lenite Correia, mãe de Mariana de Castro, de 24 anos. Mariana tem Síndrome de Down e participou, no último domingo (20), da ação social realizada pelo Governo do Estado na Casa de Apoio Ninar em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. Além de atividades recreativas, a ação promoveu atendimentos do Sorrir Móvel e em especialidades como Fisioterapia, Fonoaudiologia e Musicoterapia.
A mãe de Mariana reconhece a importância de momentos como esse para a filha. “Quando pequena, sempre procurei dar o melhor para ela, inclusive educação com outras crianças, e isso contribuiu para que ela aprendesse a ler, escrever e desenvolver a sociabilidade. Hoje, eu posso dizer que foi o melhor presente que Deus me deu”, comentou Lenite Correia. “Gostei muito do dia de hoje e estou muito feliz”, acrescentou Mariana.
O governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanharam as atividades. “Precisamos ter um olhar que respeita todas as cidadanias, compreendendo que as diferenças não devem dar lugar a desigualdades”, destacou o governador. “Uma política de saúde bem planejada e executada permite a inclusão e garante o acesso de todos, sem distinção, aos serviços”, afirmou Carlos Lula.
Durante a ação, crianças e jovens receberam suporte com terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social. Também foram oferecidas atividades recreativas com pula-pula, piscina de bolinha, oficina de pintura e escorregador inflável. As crianças atendidas em cada um dos serviços disponibilizados na ação social, e que precisam dar continuidade ao acompanhamento especializado, receberam encaminhamento para a realização de consulta em unidades da Rede Estadual de Saúde.
A pequena Luna, de 11 meses, foi uma das crianças que participaram da ação. “É um amor que só podemos ter noção quando vivenciamos. Inicialmente é sempre um susto, depois vemos que não é nenhum bicho de sete cabeças, na verdade é um mundo totalmente mágico. Eu digo que ela chegou para iluminar, pois ela é a minha vida”, contou.
Para facilitar a locomoção, foi disponibilizado ao público o Serviço Travessia, com o traslado do Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, para a Casa de Apoio Ninar. A ação contou com apoio do deputado estadual Duarte Júnior.
A Síndrome de Down é uma condição genética e está associada a questões de saúde observáveis desde o nascimento da criança. Cada ser humano possui um total de 46 cromossomos, divididos em 23 pares. A pessoa com Down tem como principal característica a presença de uma terceira cópia do cromossomo 21 em todas as células do organismo, conhecido como Trissomia.
Na Casa de Apoio Ninar, equipamento de saúde pública que integra a rede estadual de saúde, além de atendimento a crianças com Síndrome de Down é oferecida assistência a crianças com algum distúrbio neurológico ou de desenvolvimento, tais como microcefalia, com espectro autista e síndrome de down.
“O objetivo da Casa Ninar é cuidar da família, não só do paciente em suas necessidades. Realizar a ação aqui tem impacto positivo e também sinaliza às pessoas que estão em busca de atendimento para seus filhos que elas não estão sós”, enfatizou a coordenadora do ambulatório do equipamento, Patrícia Sousa.