Notícias
Governo oferece cirurgias pediátricas no HCM com o Programa Mais Cirurgia
Com o ritmo de contaminação pelo coronavírus (Covid-19) abaixo de 1 por cerca de 100 dias e o cenário de controle da doença no estado, o Governo do Maranhão voltou a promover as ações do Programa Mais Cirurgias. Lançado em janeiro deste ano, com o objetivo de ampliar o número de pessoas atendidas com cirurgias eletivas na rede estadual, o programa pretende promover mais de 6 mil procedimentos até o fim deste ano.
Nesta sexta-feira (25) e sábado (26), as cirurgias estão sendo realizadas nos hospitais Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, e no Macrorregional Dr. Jackson Lago, em Pinheiro. A meta é atender, nas duas unidades, mais de 400 pacientes com idade até 12 anos.
“A expectativa é retornarmos com uma capacidade de até 50%, mantendo ainda os protocolos sanitários, o que inclui testagem para Covid-19 antes do procedimento cirúrgico. Em razão da pandemia, infelizmente não cumpriremos o alvo estipulado no início do ano, de 70 mil cirurgias, mas esperamos que até o final de 2020 possamos ter realizado 6 mil procedimentos e, ao longo de 2021, darmos continuidade ao programa”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Somente no HCM, o Mais Cirurgias irá atender cerca de 200 crianças que se encontram na fila de espera, todas encaminhadas por unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelas secretarias municipais de Saúde. Para descontrair o ambiente, brincadeiras, momento de pintura e um grupo de palhaços divertiram as crianças e seus pais, tornando o ambiente hospitalar mais agradável.
De acordo com o diretor-geral do HCM, Edilson Medeiros, o mais importante é celebrar a vitória do nosso estado em relação à pandemia. “A retomada das cirurgias eletivas só está sendo possível graças à contribuição de todos e a responsabilidade social de cada um dos que fazem o estado do Maranhão”, destacou.
Beatriz Nascimento, de 32 anos, é mãe do pequeno Ian Dourado, de 4 anos, que fará cirurgia de fimose. “Eu estou me sentindo muito feliz pelo meu filho poder realizar essa cirurgia. Logo quando eu cheguei no hospital, me deparei com um ambiente agradável e acolhedor. Tanto que o Ian está ali brincando e interagindo com outras crianças, coisa que ele não faz com tanta facilidade”, compartilhou.
Acompanhando o filho Marcos Davi da Silva, de 9 anos, o senhor José Antônio Silva, de 38 anos, parabenizou o Governo do Estado e o hospital pela estrutura disponibilizada. “Mesmo sendo um procedimento simples, o quanto antes for resolvido melhor será para ele. Também gostei muito da recepção que foi feita, porque desvia a atenção dele da preocupação de se vai doer ou não, deixando ele e a gente mais tranquilo”, afirmou.
Mais Cirurgias
No interior, serão 200 cirurgias oftalmológicas mensais em cada uma das unidades localizadas em Timon, Caxias, Imperatriz, Chapadinha, Coroatá, Lago da Pedra e Santa Luzia do Paruá. Na especialidade de cirurgia geral, cerca de 2,9 mil pessoas serão atendidas, entre outubro e dezembro. O Mais Cirurgias ofertará atendimento nas especialidades de cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia, cardiologia/adulto, ortopédica, oftalmológica, vascular, neurologia, aparelho digestivo e pediátrica.
No total, 14 hospitais da rede estadual de saúde estão inseridos no Programa Mais Cirurgias. São eles: Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), em São Luís. No interior do estado: Hospital Regional de Chapadinha, Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon; Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Macrorregional Mamede Trovão, em Coroatá; Hospital Regional de Timbiras; Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago; em Pinheiro; Hospital Regional Santa Luzia do Paruá; Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra; Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; e, Hospital Regional de Balsas.