Notícias
Governo oferece atendimento psicológico a profissionais de saúde do Hospital Dr. Carlos Macieira
Os profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), que é uma das unidades de referência para atendimento aos casos de Covid-19, estão sendo atendidos diariamente pelo projeto ‘Cuidando do Cuidador’, de forma individual e por agendamento. A ação, incentivada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), garante atendimento psicológico ambulatorial para os profissionais de saúde que estão atuando na assistência aos pacientes com suspeita ou diagnóstico do novo coronavírus, e demais colaboradores da unidade de saúde.
“É uma iniciativa que pretende cuidar, acompanhar mais de perto os nossos colaboradores nesse cenário de muita mudança, ouvindo, promovendo relaxamento e minimizando os impactos na saúde emocional dos profissionais do hospital”, destacou o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros.
A supervisora multiprofissional do HCM e coordenadora do projeto, Alessandra Mesquita, explica que a ação veio atender o desafio de manter a qualidade emocional dos profissionais diante do cenário atual da pandemia que também tem ocasionado alguns sofrimentos psíquicos.
“Os profissionais estão lidando com a incerteza associada ao aparecimento e resultado da doença, diagnósticos. Quem está em contato íntimo com o paciente e sua família no cotidiano também se envolve com as tensões da assistência no cuidado. O projeto vem oferecer qualidade na saúde física e emocional dos cuidadores, os nossos profissionais de saúde”, disse Alessandra.
Os atendimentos são realizados em duas salas do ambulatório do HCM, no horário das 13h às 19h, por agendamento prévio, para que cada profissional seja atendido individualmente, e cumprem as orientações de segurança e medidas de precaução estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
As sessões contam com atendimento psicológico realizado pela psicóloga Ana Cláudia e também com terapias alternativas – aromaterapia e meditação – conduzidas pela terapeuta ocupacional, Giselda Andrade.
“Os profissionais são direcionados pelos supervisores de cada setor e encaminhados para o agendamento. Também teremos horários específicos para demandas espontâneas dos colaboradores. Com isso, queremos valorizar nossos profissionais e disponibilizar para as equipes esse tipo de acolhimento, minimizando o estresse a tensão”, ressaltou a presidente da Comissão de Humanização do HCM, Rosiane Campos.
A ação tem o apoio do Instituto Acqua, que junto à SES, gerencia o hospital. “É um momento de grande responsabilidade e expectativa para os profissionais de saúde que estão trabalhando nas unidades para o atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados no diagnóstico da Covid-19. E cuidar da saúde de todos é também a missão do Instituto”, ressaltou a diretora executiva do Instituto Acqua, Paula Assis.