Notícias
Governo leva Mostra de Saúde no Trânsito para escolas
Ao som do batalhão do bumba boi de orquestra Pirilampo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou a abertura da I Mostra de Saúde no Trânsito nas Escolas, nesta segunda-feira (29), no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no Centro, em São Luís. O objetivo é orientar sobre a importância da legislação de trânsito, preservar vidas e reduzir as mortes e acidentes no trânsito.
A mostra itinerante percorrerá oito escolas até sexta-feira (2). Na programação, os Centros de Ensino do Anjo da Guarda, Professor José França de Sousa, José Pereira Martins, Erasmo Dias, Sotero dos Reis, além do Iema–Cintra e do Centro de Ensino de São José de Ribamar.
A mostra conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do Detran-MA. “Hoje, é uma data simbólica, mas o maio amarel deveria ser todos os dias, da nossa vida. Nossa esperança é que essa semente plantada germine e que possamos ter muitos motoristas praticando direção defensiva, e preservando a vida das pessoas”, disse o superintendente da Política de Atenção à Saúde no Trânsito da SES, Phil Camarão.
A mostra é composta por vídeos e cartazes produzidos pelos próprios alunos do primeiro ano do ensino médio do Iema Centro. Equipes da SES dialogaram com os estudantes sobre prevenção de acidentes, os riscos da combinação álcool e trânsito, legislação, entre outros, para subsidiar os trabalhos expostos na mostra. Durante a o evento, equipes da SES também realizam a vacinação contra Influenza e Covid-19.
A equipe de Sanyelly Pinheiro, 15 anos, da turma de áudio vídeo, escolheu abordar sobre a sinalização de trânsito. “É muito importante a gente respeitar a sinalização e aprender mais sobre o assunto. Eu pretendo conversar com meus parentes e ajudá-los como evitar acidentes. E como futura motorista, pretendo fazer a diferença”, disse.
Tabagismo
A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da SES, que também coordena a Política Estadual de Controle do Tabagismo, Claudiana Cordeiro, alertou os adolescentes sobre os riscos do uso do cigarro eletrônico.
“Estamos na semana do Dia Mundial Sem Tabaco, e queremos alertar esse público sobre os malefícios do uso do cigarro eletrônico, já que muitos consideram que não existe nenhum risco, e ele traz inúmeros problemas como o cigarro comum”, explicou.
Também participaram da abertura da mostra, o assessor de trânsito do Detran, Alexandre Pereira; o coordenador estadual do Programa Saúde na Escola da Atenção Básica da SES, Jadilson Neto; a representante da Seduc, Gardenha Santos, e a técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde, Alessandra Camacho.