Notícias
Governo leva Mais Saúde à zona rural de Paço do Lumiar

Com o objetivo de fortalecer a assistência na atenção básica, o Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (14), uma edição do Mais Saúde, em Paço do Lumiar. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Iguaíba, zona rural do município, levando serviços de saúde como atendimento preventivo ao câncer de colo do útero e de mama, consultas médicas, atualização da carteira vacinal para crianças, entre outros.
“A agenda realizada teve o intuito de fortalecer as ações alusivas ao Outubro Rosa, com direito à realização de exames preventivos ao câncer de colo uterino e de mama. Por conta da pandemia, muitos serviços acabaram suspensos ou contingenciados e, agora, com o Mais Saúde, demos esse reforço para que a população pudesse ser atendida mais de imediato”, disse a assessora técnica da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Joedilma Santos.
Foram distribuídas 450 senhas para a ação, que aconteceu das 8h às 17h. Entre os serviços, foram oferecidos triagem com técnico de enfermagem, consulta de enfermagem, consulta médica, psicólogo, incluindo Carro Odontológico para atendimento de serviços de urgência e emergência. Na oportunidade, também foram garantidos serviços como a retirada do Cartão do SUS, testes rápidos (Hepatites B e C, Sífilis e HIV/Aids) e a distribuição de mil preservativos, entre masculinos, femininos e lubrificantes.
Em alusão à Campanha do Outubro Rosa, as mulheres receberam atenção especializada através do Carro da Mulher, onde foram ofertados exames citopatológico (Papanicolau). Além disso, crianças com idade até 12 anos puderam atualizar a situação vacinal. Também foram realizadas a dispensação de medicamentos e a distribuição de Vitamina A.
Segundo a diretora da Unidade Básica de Paço do Lumiar, Gecivanda Garcia, a participação dos agentes comunitários de saúde foi essencial no chamamento da população. “Nós temos um cronograma que é exposto à comunidade. Toda a área rural é atendida por nós. Com a mobilização de hoje, só temos a ampliar ainda mais a cobertura”, explicou.