Notícias
Governo leva Bloco da Saúde para o Circuito Litorânea e faz alerta sobre a prevenção de ISTs
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi às ruas com o Bloco da Saúde no Pré-Carnaval do governo do Maranhão, na tarde do último sábado (12), para levar orientações sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Com o tema: “Bota a camisinha, bota meu amor”, o Bloco da Saúde ainda fez a entrega de material educativo e contou com as atrações Gargamel e Thaís Moreno para puxar o trio da prevenção. Na ocasião, cerca de 20 mil preservativos foram distribuídos para os foliões do circuito Litorânea.
Para a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, o carnaval, além de ser um momento de descontração, também pode ser uma boa oportunidade para passar uma mensagem sobre os cuidados com a saúde.
“A nossa estratégia enquanto Saúde é fazer a prevenção de qualquer ISTs, mostrando que a Saúde vai atrás do folião, da pessoa animada, pois a ideia é movimentar junto com a festa”, explicou Waldeise Pereira.
De acordo com a chefe do Departamento de Atenção às ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão de Matos, as ações de prevenção também alcançam os municípios do interior, a partir da distribuição de aproximadamente 3 milhões de preservativos masculinos e 900 mil femininos.
“A Secretaria de Estado da Saúde tem esse compromisso de trazer a prevenção aos foliões. Além do Bloco da Saúde, estaremos com ações de blitz e testagem rápida no ferryboat e na rodoviária, no período carnavalesco”, destacou Jocélia Frazão ao abordar as próximas ações.
Fala, folião!
Os foliões aprovaram a ação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante o último sábado (12).
“Muita gente pensa que o uso da camisinha é só para gravidez e não é, previne de várias outras coisas, inclusive, das doenças sexualmente transmissíveis”, disse Railson Reis, de 25 anos, trancista.
“As pessoas têm que saber que as ISTs existem. É muito importante a gente ter essa consciência, para a gente se proteger e proteger o outro”, afirmou Everson Correia, 27 anos, funcionário público.
“É muito importante esse recebimento do preservativo por conta da transmissão de doenças e gravidez indesejada. Aqui tem muitos jovens que precisam desse tipo de prevenção”, comentou Larissa Melonio, de 28 anos, supervisora de tecnologia.
“No carnaval as pessoas saem beijando de boca em boca e às vezes não tomam o devido cuidado. Precisa ter essa conscientização porque as pessoas pensam que é só a gravidez, mas tem as doenças também”, observou Gleice Sousa, 27 anos, técnica de enfermagem.
“É muito importante a população maranhense ter esse tipo de incentivo, porque evita, principalmente para os jovens, ter doenças e dá mais proteção”, falou José Ricardo Portela, 47 anos, funcionário público.