Notícias
GOVERNO LEVA A PROFISSIONAIS DA UPA ITAQUI-BACANGA ATIVIDADES DE CUIDADO À SAÚDE MENTAL
Com o Projeto Florescer, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta quinta-feira (16), uma manhã de cuidados integrais voltados para os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaqui-Bacanga. Durante a ação, os colaboradores aprenderam técnicas de relaxamento e meditação, e receberam cuidados com auriculoterapia, ventosas e aromaterapia com uso de óleos essenciais.
Lançado em outubro de 2019, o Projeto Florescer funciona como ferramenta de reorganização psicológica e emocional dos profissionais, uma vez que atuam nos equipamentos de média e alta complexidade. A mobilização ganhou força logo nos primeiros meses da pandemia. Quando os profissionais ficaram ainda mais expostos a situações de grande estresse mental e viu-se a necessidade de cuidar daqueles que cuidam da saúde da população.
Inicialmente, a estratégia era voltada para os colaboradores do Hospital Nina Rodrigues (HNR), unidade hospitalar referência em saúde mental para o Maranhão e que integra a rede da SES. Com a ampliação do serviço, ele passou a ser executado em outros equipamentos da rede estadual.
“A equipe atuará de forma itinerante, não só aqui em São Luís, mas com planos de expandir para outras unidades do estado. Isso propiciará momentos para se discutir a importância dos cuidados em saúde mental, fortalecendo o combate ao estigma ainda existente sobre o tema, prestando atendimento aos profissionais de forma pontual e contínua”, disse a coordenadora do projeto, Ana Gabrielle Romanhol.
Para a psicóloga do projeto, Evilene Monteiro, durante as ações será possível fazer o mapeamento das principais demandas de saúde que os profissionais apresentam. “Com a ajuda do mapeamento, podemos elaborar as dinâmicas de inteligência emocional que serão aplicadas. Isso impactará na forma com que cada um lidará com os sentimentos resultantes das situações em que estiverem expostos, além de permitir que façamos o manejo de questões emergenciais que forem surgindo”, explicou.
A diretora administrativa da UPA Itaqui-Bacanga, Auzira Brito, disse que a presença do projeto é uma resposta a solicitações após a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). “Após as várias rodas de conversas e palestras realizadas, percebemos a necessidade de cuidar daqueles que têm sido incansáveis durante a pandemia. Agora são eles que precisam de atenção, e o projeto é essa forma de valorizá-los e acolhê-los tal como sempre fizeram com outros”, disse.
O agente de portaria João Duarte Cardoso destacou a importância do Florescer na unidade de saúde. “A portaria é o primeiro setor que recebe o paciente, e também é o último a ter contato com ele. Por isso, é importante que estejamos concentrados para prestar um bom atendimento e um trabalho como este realizado hoje é maravilhoso. Com certeza irei colocar tudo que fiz em prática quando estiver em casa também”, enfatizou.