Notícias
Governo lança Campanha do Dia Mundial Sem Tabaco
Com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, até o dia 29 de julho, uma programação alusiva à Campanha do Dia Mundial sem Tabaco. A abertura oficial da campanha, que neste ano tem como tema “Tabaco, uma ameaça ao meio ambiente: não se deixe enganar pelas novidades, DEFs também matam”, foi realizada nesta terça-feira (31), data em que é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, criado no ano de 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Neste ano, a campanha alerta também para os malefícios de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), aparelhos que funcionam com uma bateria e têm diferentes formas e mecanismos. Os DEFs contém aditivos com sabores, substâncias tóxicas e nicotina, que, assim como no cigarro convencional, causa dependência, adoecimento e morte.
De acordo com o superintendente de Atenção Primária da SES, William Vieira, entre as ações, está sendo implantado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, o Consultório do Tabagismo, que também deve ser implantado em vários outros municípios em parceria com as administrações municipais. “Nosso objetivo é levar assistência a quem necessita, pois sabemos que existem muitas pessoas que querem parar de fumar, buscam o serviço e não sabem onde localizar essa assistência”, afirmou o superintendente.
A ação de abertura foi realizada no Parque do Bom Menino em parceria com a Prefeitura de São Luís. Ainda em São Luís, no próximo domingo (5), será realizada, pela equipe da SES, uma ação de educação e saúde na Feirinha São Luís que alertará a população sobre os malefícios do cigarro. A programação ao longo da campanha inclui, ainda, atividades de educação em saúde nas escolas públicas e privadas. Nesta quarta-feira (1º), a SES realiza o lançamento da campanha no município de Presidente Dutra.
“A ideia é trabalhar em parceria com os municípios, para que possamos fazer a implantação das ações relacionadas ao controle do tabagismo no Maranhão. Estamos levando a campanha para vários municípios e, dentro dessa perspectiva, iremos trabalhar com a questão da prevenção à iniciação e também relacionado à cessação, que são os dois eixos que trabalhamos”, afirmou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Miranda Cordeiro.
As atividades da campanha também devem se estender para o interior do estado, sendo realizadas nas cidades de Presidente Dutra, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara, Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia. Nesses locais devem ser realizados alertas sobre os agravos e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, através de apresentação com a temática da campanha para profissionais de saúde, alunos do ensino médio em escolas públicas e roda de conversa com proprietários de bares e restaurantes.
Dados
O Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) apurou que, em 2017, o uso do tabaco no Maranhão era superior à taxa de consumo nacional, sendo de 14,7% no Brasil e 15,3% no Maranhão. Em São Luís, o Vigitel registrou um percentual de 4,8% de fumantes no ano de 2020, sendo a 3ª capital com menor uso de 20 ou mais cigarros por dia (0,5%). Contudo, em 2021 houve um aumento para 5,3%.
Quanto ao fumo passivo no domicílio, a capital ludovicense aponta para 5,8%; e 6,9% de fumo passivo no trabalho. Assim, São Luís é a 11ª capital que menos tem fumantes passivos no domicílio e no trabalho, além de ter o menor número de mulheres fumantes no país (1,5%).