Notícias
Governo já beneficiou mais de mil pacientes com serviços da Rede Cuidar, em São Luís

Implantada pelo Governo do Estado para assistir, de forma gratuita e com serviços especializados, pacientes que apresentam sequelas da Covid-19, a Rede Cuidar já realizou mais de mil atendimentos só em São Luís. Em menos de um mês, de 26 de abril a 17 de maio, o serviço no anexo do Hospital Carlos Macieira (HCM) atendeu 1.035 pacientes. Uma das primeiras pacientes atendidas, a auxiliar de produção Francisca Sandra de Morais, 44 anos, conta que o seu quadro de saúde já melhorou depois do início do acompanhamento especializado.

“Eu vim em busca de atendimento no primeiro dia. Tive Covid-19 no mês de dezembro do ano passado e, mesmo depois de superar a doença, continuei tendo diarreia, vômito e sentindo falta de ar. Enfim, os mesmos sintomas que sentia quando estava com a doença. Só melhorei depois que iniciei meu tratamento na Rede Cuidar. Já passei por todos os especialistas que a unidade oferece e agora estou realizando os retornos médicos”, afirma a auxiliar de produção, que retornou para consulta, nesta quarta-feira (19).
Francisca, que morava no Estado do Paraná, destaca a importância do serviço realizado no Maranhão para quem está com sequelas pós-Covid. “Se eu tivesse que dar uma nota ao tratamento realizado aqui, seria 1.000. Nos estados por onde já passei não existe lugar específico para o tratamento pós-Covid. O Maranhão está de parabéns”, avalia a auxiliar de produção, Francisca de Moraes.

O motorista Adriano dos Santos Reis, 37 anos, também ressalta a importância da unidade e a expectativa de melhora, a partir do acompanhamento especializado que a Rede Cuidar oferece. “Tive Covid-19, em março, e precisei ficar por 15 dias internado em uma UTI, quando voltei para casa comecei a sentir fraqueza muscular, dormência nos membros, dificuldade de respirar, entre outros sintomas, e hoje estou aqui para realizar o meu tratamento e ficar totalmente curado. Graças a Deus temos esse serviço para nos ajudar”, comemora o motorista Adriano dos Santos.
Estrutura
O Ambulatório da Rede Cuidar, em São Luís, conta com quatro salas para consultórios, sendo duas salas para clínicos gerais e outras duas nas demais especialidades, além de sala de coleta e sala de triagem. O paciente, após a consulta, pode fazer os exames na própria unidade de saúde. São oferecidas consultas em Cardiologia, Neurologia, Pneumologia, Endocrinologia, Psicologia e Psiquiatria, além de atendimento multiprofissional com nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.
“A Rede Cuidar veio para atender à necessidade dessa população que venceu a Covid-19, mas ainda convive com as sequelas da doença, e não sabia que especialista procurar para a resolução dos seus problemas. Já realizamos mais de mil atendimentos, onde os principais são relacionados a sequelas respiratórias, cardíacas e psicológicas”, pontua a enfermeira coordenadora da Rede Cuidar, em São Luís, Patrícia Rodrigues.
O Ambulatório da Rede Cuidar, em São Luís, funciona no anexo do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) atendendo das 8h às 12h e das 14h às 18h, e os agendamentos de consultas podem ser feitos através do WhatsApp (98) 99161-9028 ou presencialmente, na própria recepção do Centro de Reabilitação da Rede Cuidar na capital.
Rede Cuidar
Além da capital, a Rede Cuidar também conta com atendimentos no Hospital Macrorregional de Imperatriz e Policlínicas de Santa Inês e Presidente Dutra.
Em Imperatriz, os atendimentos da Rede Cuidar são realizados no Hospital Referência Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30, e aos sábados ,das 6h30 às 12h30. O agendamento pode ser feito de forma presencial no Hospital de Referência Covid-19 ou por meio do WhatsApp (98) 98407-7425. Passando pela triagem no Hospital de Referência, o paciente é encaminhado para o atendimento especializado no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto.
Já em Presidente Dutra e Santa Inês, os atendimentos são realizados nas policlínicas desses municípios. O número de WhatsApp para a marcação de consultas em Presidente Dutra é (99) 98525-8600, e em Santa Inês é (98) 98178-0305.