Notícias
Governo intensifica ações de combate ao Aedes aegypti em municípios maranhenses
O Governo do Estado vai intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti na Região Metropolitana e em outros 10 municípios maranhenses. A campanha de fortalecimento das ações foi lançada nesta segunda-feira (16), no Centro de Ensino Erasmo Dias, no Maiobão, e contou com a parceria da Prefeitura de Paço do Lumiar. Além de orientação aos estudantes e visitas domiciliares nas proximidades da escola, a programação incluiu a entrega simbólica de um carro Ultra Baixo Volume (UBV) para o município de São José de Ribamar.
O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade e reduzir as arboviroses na Região Metropolitana e, especialmente, nos municípios de Açailândia, Balsas, Caxias, Chapadinha, Itapecuru, Imperatriz, Pinheiro, São João dos Patos, Timon e Santa Rita.
“Para além do controle vetorial, do mosquito transmissor das arboviroses já em seu estado adulto, é importante que o estágio larval também seja alvo da atenção da sociedade. Neste sentido, estamos realizando uma articulação da Educação em Saúde, com demonstração de como são feitas as ações de controle ao Aedes aegypti. A meta é levar essas informações para dentro do ambiente doméstico e familiar, fortalecendo as medidas de prevenção”, disse a superintendente de Epidemiologia da SES, Mayrlan Avelar.
O Aedes aegypti é o mosquito responsável pela transmissão das arboviroses Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela. Ele pode sobreviver e transmitir doenças em qualquer época do ano, principalmente nos meses mais quentes e chuvosos, que é quando há a eclosão das larvas. Em Paço do Lumiar, os estudantes puderam aprender sobre o ciclo reprodutivo do mosquito, a transmissão das arboviroses e a eliminação dos pontos focais.
O estudante do segundo ano do ensino médio, Paulo Victor Cardoso, de 17 anos, reconheceu que a conscientização sempre será a melhor estratégia. “Eu busco sempre manter o local limpo, com as garrafas de água viradas para baixo e os recipientes tampados. Também tento orientar as pessoas próximas a mim com o descarte do lixo, por exemplo, sempre faço isso com os meus irmãos”, compartilhou.
A programação incluiu ainda a visitação nas casas e diálogo com os moradores sobre o descarte correto do lixo, limpeza da área doméstica e identificação de focos do mosquito. Dona Glória Soares, de 52 anos, foi uma das moradoras que recebeu a visita dos agentes de endemias e aprovou a iniciativa.
“Eu tenho muitas plantas e neste período chuvoso eu sempre busco dar uma olhadinha nos vasos para saber se não está acumulando água onde não deve. A ideia do governo está sendo excelente, pois nem todos têm o mesmo cuidado que eu, então acaba sendo uma oportunidade para que essas pessoas corrijam as falhas”, disse.
As atividades adotadas na Região Metropolitana serão replicadas no interior do estado, por meio das Unidades Regionais de Saúde (URS) em parceria com as prefeituras. As localidades previamente mapeadas onde foi identificada maior presença do Aedes em sua fase adulta, receberão também nebulização espacial com carro Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como “fumacê”.