Notícias
Governo inicia vacinação contra influenza no Maranhão
O Governo do Estado antecipou o início da campanha de vacinação contra influenza para esta terça-feira (4) no Maranhão. Diante disso, com a Campanha Vacina para Todos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da imunização e convoca a população para atualização da carteira vacinal contra gripe.
Durante a abertura da Campanha de Vacinação contra Influenza, na Policlínica Vinhais, em São Luís, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que a antecipação da vacinação visa reduzir os casos mais graves de gripe e ampliar a cobertura vacinal no estado.
“O objetivo é vacinar até 90% do público-alvo, o que corresponde a dois milhões de pessoas nos 217 municípios maranhenses. Portanto, nós convocamos todos os maranhenses para irem a um posto de saúde, ou uma de nossas unidades, para atualizar a carteirinha de vacinação, fortalecendo o enfrentamento a gripe no nosso estado”, frisou Tiago Fernandes.
Para a campanha, foram elencados grupos prioritários, entre os quais estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; idosos com 60 anos ou mais; gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas.
Além destes, também deverão receber a dose da vacina os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens menores de 18 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Raphaela Dias, de 33 anos, está grávida de oito meses do Luiz Felipe e aproveitou a oportunidade para se proteger contra a gripe. “Essa campanha é importante porque antes de tudo ela é gratuita e proporcionada pelo SUS. No início de ano, quando estamos vendo muita gente ficando doente, é preciso que cada um faça a sua parte para que consigamos conter o avanço do vírus”.
O professor universitário George Barbosa, de 75 anos, além de se vacinar contra gripe também recebeu a quinta dose contra Covid-19. “A vacinação é fundamental para a conservação da minha saúde e de todas as demais pessoas próximas a mim”, afirmou.
De acordo com a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira, a antecipação visa conter o aumento de casos de síndromes gripais. “Para receber a dose, deve-se apresentar documento com foto e cartão de vacinação do SUS, lembrando que quem estiver com sintoma gripal, este deverá aguardar os sinais cessarem para ser vacinado”, orientou.
Para fortalecer as estratégias de vacinação durante a execução da campanha, a SES seguirá o cronograma nacional tendo o dia 29 de abril de 2023 como “Dia D Estadual de Mobilização Social da 25° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza”. A ideia é que, em parceria com os municípios, a SES amplie a cobertura vacinal.
Vacina Para Todos
A mobilização também tem como objetivo alcançar pessoas de todas as idades que ainda não receberam doses contra Covid-19, com a Vacina Pfizer Bivalente, bem como as vacinas de rotina, conforme o calendário nacional de imunização.
No Maranhão, foram distribuídas 502.572 doses da vacina bivalente. Atualmente, a vacina tem como público pessoas de 18 anos ou mais que já completaram o esquema básico de imunização com, pelo menos, as duas primeiras doses da vacina monovalente.
O Governo também está empenhado em ampliar a cobertura vacinal de rotina, principalmente no público pediátrico, que são as crianças de até um ano. Conforme dados da SES, somente 49% recebeu dose da BCG, 44,45% contra Hepatite B, 53% contra Rotavírus, 45,86% contra Poliomielite e 44,95% contra Varicela.
A menor cobertura vacinal está para a vacina Tríplice Viral D2 (segunda dose), com 29,97% do público-alvo imunizado, enquanto que a maior cobertura com a vacina Pneumocócica, sendo 60,88%.
LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
Policlínica Vinhais
Segunda a sexta – 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Sábados – 8h às 12h
Policlínica Cidade Operária
Segunda a sexta – 7h às 12h e das 13h às 17h
Sábados – 8h às 12h
Policlínica Vila Luizão
Segunda a sexta – 8h às 12h e das 14h às 17h
Hospital Aquiles Lisboa
Segunda a sexta – 7h30 às 17h
Hospital Dr. Genésio Rego
Segunda a sexta – 8h às 18h
Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios