Notícias
Governo executa ações em saúde e de contingência em enxurradas no município de Itaipava do Grajaú
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está acompanhando e realizando ações de assistência em saúde junto à população de Itaipava do Grajaú. Por conta da enchente que afetou o município no início do mês, equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) estiveram na cidade, entre os dias 7 e 10 de março, atendendo a população.
“A SES designou uma equipe formada por médico, enfermeiros e psicólogo para atuação frente ao desastre natural, no atendimento das doenças e vulnerabilidades sociais que repercutem direta ou indiretamente na saúde. O objetivo foi ajudar a comunidade, promovendo o cuidado integral”, explicou a coordenadora da Fesma, Cheila Farias.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Itaipava do Grajaú, Antônio da Conceição, o Estado não tardou em prestar ajuda assim que acionado. “O governo foi avisado sobre a situação em que os moradores do Povoado Galileia estavam passando. Foi fundamental o envolvimento de todos os entes para que juntos conseguíssemos ajudar essa comunidade”.
A psicóloga da Fesma, Thalita Brito, afirmou que o atendimento funcionou de forma biopsicossocial. “Sabemos que a principal preocupação está nas doenças que podem surgir através do uso de água contaminada, porém não deixamos de lado o aspecto social e psicológico, principalmente se eles precisarem mudar de local por alguns dias, assim como no impacto que a tragédia causa na própria história”.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica do município de Itaipava do Grajaú, Luciene Carreiro, a Fesma foi essencial no acolhimento das famílias. “A Fesma, juntamente com os ACS locais, tem feito visitas domiciliares, onde uma equipe está amparando as pessoas em suas necessidades”, pontuou.
A Fesma também atuou em conjunto com equipes da Vigilância Ambiental do Governo do Estado quanto à coleta da água usada para consumo no povoado. As amostras foram enviadas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para análise.
Capacitação
Em novembro de 2022, os profissionais da Fesma participaram de um treinamento promovido pela SES e Defesa Civil Estadual, para formação teórica e prática na assistência em situações de desastres. A capacitação habilitou as equipes a atuarem na contingência em cenários hidrometeorológicos (enchentes e enxurradas), bem como na elaboração de plano de contingência.