Notícias
Governo realiza distribuição da Pfizer Baby aos 217 municípios
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (18), a distribuição de 13.010 doses da vacina Pfizer Baby para a aplicação da primeira dose contra a Covid-19 em crianças de seis meses a dois anos de idade com comorbidades.
Essas vacinas fazem parte do primeiro lote de Pfizer Baby recebido pelo Maranhão na última semana, contendo 40 mil doses. Quantitativo que, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, deve ser destinado à aplicação da primeira, segunda e terceira dose em crianças com comorbidades dentro da faixa etária estabelecida.
Segundo a chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, neste primeiro momento, apenas as vacinas para a aplicação da primeira dose em crianças com seis meses a dois anos com comorbidades foram enviadas aos municípios.
“Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estamos reservando os quantitativos da segunda e terceira dose, para garantir a conclusão do esquema vacinal desse público. No período oportuno, também faremos a distribuição dos quantitativos referentes a essas doses aos 217 municípios”, destacou Halice Figueiredo.
Antes da entrega das vacinas, representantes dos 217 municípios maranhenses participaram de uma capacitação com municípios para o manuseio e aplicação da Pfizer Baby.
Para a distribuição, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas, também são utilizadas vans refrigeradas.
O coordenador das Regionais de Saúde do Estado, Aristeu Marques de Almeida, acompanhou a distribuição das vacinas e reforçou a importância dessa logística. “Todos os municípios das 19 Regionais de Saúde receberam nesta sexta suas respectivas doses da vacina Pfizer Baby, para isso, utilizamos as vias aérea e terrestre. Nosso objetivo é entregar as vacinas no menor tempo possível para dar celeridade ao início da vacinação desse público”, afirmou Aristeu Marques.