Notícias
Governo do Estado inicia atividades da Campanha Março Lilás e promove a prevenção do câncer de colo uterino

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início neste mês à Campanha Março Lilás. O objetivo é promover a prevenção do câncer de colo de útero, o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, segundo dados do Ministério da Saúde.
Profissionais da saúde dos municípios da Grande Ilha e interior se reuniram, quarta-feira (1º), em um Webinar de lançamento da Campanha. Com o tema “Qualificações das Ações de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar”, eles foram orientados sobre os objetivos da campanha, vacinação contra o HPV, além da importância da coleta de dados.
De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Ana Cleide Vieira, a atuação na Campanha precisa ser integrada entre diversas áreas, como atenção primária, imunização, nutrição e educação.
“Contamos com a participação de todos os municípios para que possamos fazer uma Campanha linda, que a gente possa trabalhar de fato a prevenção e focar na imunização, na vacinação do adolescente”, ressaltou.
Imunização
A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) pode reduzir significativamente o risco do câncer de colo de útero. O público indicado para essa vacina concentra a faixa etária de meninas e meninos de 9 a 14 anos.
De acordo com a chefe do Departamento de Imunização da SES, Halice Figueiredo, a cobertura vacinal contra o HPV entre o público feminino, no estado, ainda está abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que define a porcentagem de ao menos 70%.
“A gente observa que há muitas meninas que iniciaram seu esquema vacinal, mas que ainda não finalizaram. Infelizmente, elas são consideradas não vacinadas. Então a nossa cobertura no estado, hoje, está abaixo de 50%. Mas nós temos vacinas disponíveis para ampliar essa cobertura vacinal e melhorar a proteção das meninas”, destacou.
Hábitos saudáveis
No Webinar, os profissionais também debateram sobre a importância da manutenção de hábitos saudáveis como forma de prevenir o câncer.
“A gente precisa trabalhar a promoção da saúde. A gente precisa fazer com que a população pratique mais atividade física, mantenha o peso corporal adequado e adote uma alimentação saudável, como forma de prevenção do câncer de colo uterino”, explicou Ana Cleide, chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher da SES, durante o evento.
Durante o mês de março, outras ações educativas acerca da prevenção e do tratamento do câncer de colo de útero ainda vão integrar a programação da Campanha.