Notícias
Governo do Estado celebra 40 anos do Hemomar

O Governo do Maranhão celebrou, nesta segunda-feira (25), 40 anos de atividades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A programação comemorativa contou com homenagem aos servidores, atração cultural e a presença de doadores. O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, aproveitou a oportunidade para incentivar a doação de sangue e destacar a importância do equipamento para a rede estadual de saúde.
“É uma data para reconhecer os grandes serviços que o Hemomar tem prestado à saúde pública do Maranhão. Sabemos que os últimos anos foram atípicos, por conta da pandemia. O nosso olhar segue voltado para as demandas ainda existentes na rede de saúde e a expansão da hemorrede, levando-a também a localidades mais longínquas; faz parte do planejamento do governador Carlos Brandão”, ressaltou o secretário.
Fundado em 22 de abril de 1982, o Hemomar também é a unidade de referência no cuidado a pacientes com patologias do sangue. Fazem parte da equipe multidisciplinar do equipamento médicos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. Em 2021, o centro realizou mais de 61 mil atendimentos a usuários com doenças hematológicas e, apesar da diminuição do número de doadores por conta da Covid-19, a hemorrede recebeu, no ano passado, cerca de 96 mil candidatos à doação de sangue.
“O nosso foco é ampliar a quantidade de bolsas coletadas. Atualmente, temos média cerca de 80 mil bolsas recebidas anualmente, e, para mudar esse quadro contamos com a ajuda da população para juntos estarmos aguerridos com o objetivo de salvar vidas”, compartilhou a diretora geral da Hemorrede, Clícia Romênia Galvão.
Durante o evento, 11 colaboradores entre os mais antigos da instituição receberam um certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados com qualidade ao longo da existência do Hemomar.
Para o presidente da Emserh, Marcello Duailibe, o momento é de comemoração, mas também de visualização de novas metas. “Parabenizo aos que participaram e participam da história incrível dessa instituição, pois sem estes colaboradores não existiriam as conquistas, nem a prestação desse serviço essencial ao funcionamento do sistema de saúde”, disse. Entre as estratégias elencadas pelo equipamento para sensibilizar e atrair novos doadores estão as parcerias com unidades públicas, privadas, associações e igrejas, a disponibilização de unidades móveis para fazer a coleta em ações extramuros, bem como a mobilização via redes sociais.
Doando pela primeira vez, Fábio Vitorino, de 43 anos, disse que contribuir para salvar vidas é a sua principal motivação. “Eu já tinha a intenção de doar sangue, porém faltava uma oportunidade. Foi quando o sobrinho de uma amiga precisou de sangue para o procedimento que iria se submeter, então vi nisso uma oportunidade. O sentimento é de gratidão por poder salvar a vida do próximo”, afirmou.
Também doando pela primeira vez, Anderson Castro, de 28 anos, resumiu o ato como sendo uma expressão de amor. “O que mais precisamos hoje em dia é de pessoas que tenham a disponibilidade de ajudar o próximo. Por isso resolvi hoje doar sangue”, disse.
Outro importante serviço do Hemomar é o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea, que funciona desde 2002. O hemocentro já enviou mais de 50 mil cadastros ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que reúne dados para consulta, toda vez que um paciente precisa encontrar um doador.
Além do hemocentro coordenador em São Luís, a Hemorrede do estado é composta por 19 agências transfusionais, sete hemonúcleos, localizadas nos municípios de Balsas, Caxias, Pedreiras, Pinheiro, Imperatriz, Codó e Santa Inês.
Doação
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e portar documento de identificação oficial, original e com foto. As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição.
Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.





