Notícias
Governo contabiliza mais de 48 mil atendimentos no primeiro ano do Centro de Hemodiálise de Balsas
Inaugurado em março de 2021 pelo Governo do Estado, o Centro de Hemodiálise de Balsas completou o primeiro ano de funcionamento, com um total de 48.347 atendimentos. A solenidade de comemoração foi realizada na manhã de quinta-feira (24), com a presença de pacientes atendidos, profissionais da unidade de saúde e autoridades estaduais e municipais.
O Centro de Hemodiálise funciona em anexo do Hospital Regional de Balsas e é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). O diretor geral do hospital, Eliabe Aguiar, destacou que os investimentos realizados pela gestão estadual têm beneficiado a população do Sul do Maranhão.
“Esse é o resultado da soma de esforços de muita gente que quer melhorar a vida da população aqui no sul do estado. Assim como o Hospital Regional, o Centro de Hemodiálise é um equipamento que chegou para suprir o vazio assistencial que, antes da gestão do governador Flávio Dino, existia na região”, disse Eliabe.
Três pacientes, moradores da cidade de Fortaleza dos Nogueiras, e que são assistidos pela unidade de saúde, agradeceram pelos serviços e cuidados. “Ser atendida aqui no centro mudou tudo na minha vida porque estou perto de casa, da minha família e antes eu tinha que morar em outra cidade. Esse centro é para muitos uma felicidade imensa, incomparável”, disse Maria José Sousa Silva, 67 anos.
“Faz 7 anos que faço diálise. Aqui é bem melhor porque, antes, eu tinha que ir para Imperatriz e não tinha quem olhasse por mim, aqui eu tenho”, falou o aposentado José Maria de Moura Barros, de 66 anos. “O atendimento aqui é muito bom, sou agradecido”, acrescentou Antônio Barros Lira, 56 anos.
A unidade de saúde funciona das 7h às 21h e conta com 10 poltronas para atender a 30 pacientes com doença crônica renal, diariamente. Os atendimentos são acompanhados por equipe multidisciplinar. “Temos, ainda, 11 máquinas de diálise, com uma de reserva para atender aos pacientes. Administrar esse serviço é uma experiência muito gratificante”, ressaltou Célia Oliveira, supervisora administrativa do Centro.
O Centro de Hemodiálise também oferece consultas multidisciplinares, consultas médicas, serviços de apoio e diagnóstico (SADT), serviços de terapia renal substitutiva (que inclui sessões de hemodiálise, confecção de fístulas arteriovenosas, implante de cateter duplo, cateter para subclávia, dilatadores de implante de cateter e uso de guias metálicos para cateter).