Farmácia Viva apresenta evidências científicas para reforço do atendimento da Fesma
O Farmácia Viva Hortos Terapêuticos esteve reunido, nesta quarta-feira (22), com os 61 profissionais de saúde que integram a Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). O encontro serviu para apresentar os avanços do programa no município de Arame, bem como as evidências científicas no uso de plantas medicinais em pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da região.
De acordo com Kallyne Bezerra, coordenadora do programa Farmácia Viva, o resgate dos conhecimentos tradicionais, a produção de medicamentos a partir das plantas e o olhar da cientificidade são fundamentais para o preparo correto de xaropes, lambedores, pomadas, tinturas, óleos essenciais e chás.
“Entre as evidências científicas, está o uso de alho em 365 idosos de Arame no tratamento da hipertensão. Além do alho, também foi utilizado água de coco com mamão para combater o colesterol alto, a biomassa da banana para tratar o diabetes, além de plantas na cicatrização de queimaduras, acne e pé diabético, como é o caso da babosa”, disse Kallyne.
Participaram da capacitação médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos, que fazem parte da equipe multiprofissional da Fesma.
Destacado para atuar nas regiões de Santa Inês e Zé Doca, o psicólogo Marlos Araújo contou como a Farmácia Viva auxiliará o atendimento à população. “Após 10 anos trabalhando na Atenção Primária através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tive agora o privilégio de fazer parte da Fesma. De maneira geral, as pessoas do nosso país já fazem remédios utilizando plantas, entretanto, com o Farmácia Viva nós estamos fazendo um resgate de algo que é da nossa cultura e da tradição dos nossos ancestrais”, compartilhou.
A médica Tiemy Tsuru vai atuar na área rural de São Luís e Itapecuru Mirim. Ela destacou a importância de aliar o conhecimento do Farmácia Viva ao tratamento dos pacientes. “Como iremos lidar diretamente com pessoas de baixa renda, boa parte delas podem não ter condições de comprar alguns dos medicamentos. Então, ter acesso a essas informações vem em boa hora, pois quero aprender a fazer uso das plantas medicinais pensando justamente no benefício que será para os pacientes”, destacou.
Programa
O Farmácia Viva Hortos Terapêuticos foi criado em 2016 pelo governador Flávio Dino, e tem por objetivo atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como valorizar a sua cultura, seus conhecimentos e as características de seu território. Atualmente, a iniciativa tem em sua lista 70 plantas, presente em 124 municípios do estado e 189 lugares, mais de 13 mil pessoas mobilizadas entre profissionais e comunidade, 49 hortos implantados e outros 16 em construção, além de 1.020 profissionais de saúde capacitados.