Notícias
Estado reforça combate ao tabagismo e alerta sobre impacto da Covid-19 em fumantes

Com serviços e uma programação educativa de combate ao tabagismo, o Governo do Estado tem intensificado o trabalho de assistência às pessoas que desejam parar de fumar. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso, tem o objetivo de, inclusive, alertar sobre os impactos da Covid-19 em pessoas fumantes.
“No próximo dia 31 de maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, data importante para lembrar as ações já implementadas e desenvolvidas pelo Governo para quem quer deixar a dependência. Vale ressaltar que parar com o hábito de fumar é mais do que reduzir possíveis agravos e vulnerabilidades diante do contexto de pandemia em que estamos, é, também, diminuir a prevalência e morbimortalidade, além de promover qualidade de vida”, explica a secretária adjunta de Políticas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Waldeise Pereira.
A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, destaca que a proposta é expandir as ações para alcançar todo o estado. “As ações são voltadas para promover a descentralização da Política de Controle do Tabagismo. É importante que toda a população tenha conhecimento que existe tratamento no SUS para as pessoas que desejam parar de fumar”, pontuou.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Vigitel, de 2017, 14,7% da população brasileira é tabagista. No Maranhão, o índice é de 15,3%, e na capital 5,3% da população é fumante.
Um dos serviços da rede estadual de saúde que oferece tratamento para fumantes está disponível no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual), localizado em São Luís, no bairro do Monte Castelo.
No CAPS AD Estadual, o atendimento a pessoas que querem abandonar o vício do tabaco é feito por demanda espontânea. Na unidade, o paciente é avaliado por uma equipe formada por médico clínico, psicólogo e enfermeiro. O tratamento, além de ênfase na saúde mental e emocional, consiste também no uso de medicamentos específicos, como adesivo dérmico de reposição de nicotina e bupropiona antidepressivo.
Além do atendimento, o Departamento de Atenção à Saúde do Adulto Idoso da SES vem trabalhando em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) na capacitação dos profissionais da Atenção Primária e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Capacitação
Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, a capacitação acontece nesta terça (25) e quarta-feira (26). O minicurso “A Política Nacional de Controle do Tabagismo” conta com a participação de especialistas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde (MS). Nesta terça-feira, participaram da discussão a representante da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco, Maria José Domingues; e a psicóloga clínica e consultora palestrante do Ministério da Saúde, Karina Mesquita.
O minicurso on-line tem como público-alvo os profissionais de saúde dos 217 municípios do Maranhão. Nesta quarta-feira, integram a programação palestras com o responsável técnico do Programa de Controle do Tabagismo e Divisão de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Samir Feruti Sleiman; e a consultora técnica da Coordenação de Saúde do Homem, Julianna Takarabe.