Notícias
Equipes do CEM Diamante alertam para prevenção do câncer de pele
Para prevenir o câncer de pele e outras doenças dermatológicas, equipes do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres (CEM Diamante) realizam assistência em saúde para população maranhense.
O mecânico de vagões de minério Vicente Paulo Pinto Ferreira, de 62 anos, procurar ajuda especializada para avaliar uma mancha na mão. “Começou com manhas na mão direita. Depois passou para a esquerda, acompanhada de dor e um pouco de coceira. Foi quando me preocupei e ao saber que aqui teria a ação, resolvi aproveitar a oportunidade. Fiquei bastante contente por saber que se trata de uma dermatite, mas isso me despertou para ter mais cuidado com a saúde e procurar proteger mais a minha pele”, disse durante o Dia D de Prevenção ao Câncer de Pele, quinta-feira (12), no CEM Diamante.
De acordo com o diretor geral do CEM Diamante, Phil Camarão ressaltou a importância da prevenção. “Todos os meses reforçamos o cuidado com a pele, e no Dezembro Laranja não poderíamos fazer diferente. O nosso principal objetivo é fortalecer a prevenção, além disso sempre recomendar que as pessoas adotem medidas preventivas, com encaminhamento para tratamento àqueles que forem confirmados algo suspeito”, disse.
Durante o atendimento, a técnica utilizada foi o “ABCDE”, que ajuda a detectar lesões na pele consideradas suspeitas. No procedimento, primeiro é verificada a assimetria da mancha, onde é analisado o tamanho da lesão. Em seguida as bordas, se são regulares ou irregulares; as cores, pois o câncer de pele apresenta variação que vai do marrom claro ao preto; o diâmetro se for igual ou maior do que 6 milímetros; e por fim, a evolução para averiguar e se houve ou não mudança de aspecto da área suspeita. Segundo o médico dermatologista Marcelo Vaz, a análise da pele do paciente passa pelo exame clínico. “Ressaltamos a importância de usar protetor solar e manter as áreas expostas da pele sempre protegidas. Nas pessoas identificadas alguma lesão, e dependendo do tamanho desta, a cirurgia de biópsia pode ser incisional, que é quando a lesão é grande e retirado uma pequena parte dela para biópsia, ou excisional, indicada para retirada completa da área lesionada como forma de segurança”, salientou.
O estudante Marcus Paulo Soares Moreira, de 17 anos, estava na sala de espera quando assistiu à palestra realizada pelas enfermeiras sobre prevenção ao câncer de pele. “É preciso buscar sempre que possível auxílio profissional, até mesmo durante as consultas de rotina. Normalmente não temos muito tempo para vir a uma unidade médica fazer check-ups, então ter iniciativas como esta, que busca incentivar o paciente a também estar atento quanto a saúde da pele, é também muito importante”, pontuou o jovem.
Para se prevenir contra o contra o câncer de pele, o recomendado é fazer uso do protetor solar todos os dias, nas áreas expostas do corpo e evitar se expor ao sol entre 10 hora e 16 horas. Também é aconselhado usar bonés ou chapéus para proteger o rosto, ao notar o surgimento de algumas feridas que não cicatrizam, manchas escuras, nódulos escuros ou alterações em pintas, a orientação é procurar um médico dermatologista pelo menos uma vez ao ano.
O CEM Diamante oferece atendimento dermatológico, além de tratamentos clínicos de doenças de pele, por exemplo, doenças inflamatórias, lúpus eritermatoso discóide e psoríase, assim como doenças infecciosas causadas por fungos (micoses) e bactérias. Desde 2016, a cabine de fototerapia da unidade oferece para a população opção para tratamento de doenças de pele como psoríase, vitiligo ou linfoma cutâneo.