Notícias
Equipes da Policlínica Presidente Dutra participaram de treinamento com ênfase na Lei Lucas
Profissionais da Policlínica Presidente Dutra, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), receberam capacitação sobre ‘Primeiros socorros’, com ênfase na Lei Lucas, que determina noções sobre o tema.
A enfermeira do SAMU, Cinara Sousa de Olanda, destacou que a Lei Lucas n.º 13.722/18, sancionada em 4 de outubro de 2018, foi criada para capacitar profissionais de escolas. A legislação obriga as unidades escolares, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
“É de suma importância que os profissionais de qualquer estabelecimento, empresas, UBS e Policlínicas estejam capacitados para fazer qualquer intervenção de primeiros socorros. São abordagens como desengasgo, manobras de reanimação cardiopulmonar e outras emergências traumáticas que podem salvar vidas em intercorrências dentro e fora da unidade de saúde” explicou Cinara Sousa.
Durante o treinamento, realizado em 31 de janeiro, os profissionais receberam orientações teóricas sobre conceitos fundamentais de primeiros socorros, suporte básico de vida, e, na prática, abordagem de desengasgo, reanimação cardiopulmonar, além de primeiros socorros em emergências traumáticas e clínicas.
Quem foi Lucas Begalli?
Lucas Begalli tinha apenas 10 anos quando perdeu a vida durante uma excursão da escola em que frequentava, na cidade de Campinas, em 2017. A criança morreu por asfixia mecânica ao engasgar-se com um pedaço de salsicha do cachorro-quente servido no lanche. Ele não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada.
Após o engasgamento, Lucas foi transferido em uma UTI móvel para o hospital, mas infelizmente não resistiu. Durante os 50 minutos de tentativas de ressuscitação, ele sofreu sete paradas cardíacas.
O trágico acontecimento levantou um questionamento: “se o garoto tivesse recebido os primeiros socorros, talvez ele estivesse vivo”, visto que um engasgamento poderia ser resolvido com manobra de heimlich. Afinal, a assistência nos primeiros minutos é crucial para a sobrevivência do paciente em casos como esse.