Notícias
Equipamentos de saúde em construção aumentarão a oferta de assistência médica no Estado

Para quem precisa de atendimento médico, independente de qual seja a especialidade, sabe o quanto existem fatores importantes que facilitam o dia a dia no acesso a esses serviços básicos. Hospitais e maternidades próximos de casa ajudam a encurtar os gastos de deslocamento, infraestrutura de qualidade que ofereça segurança aos pacientes e profissionais na execução dos procedimentos e, o principal, atendimento humanizado que traz acolhimento.
Essas têm sido as prioridades do Governo do Estado, que tem formado a maior rede de saúde do Maranhão, revolucionado a estrutura da rede estadual com infraestrutura de primeira e ampliado também a oferta de espaços de assistência médica, possibilitando com que cada cidadão consiga cuidar da saúde, ter mais qualidade de vida, agora muitas vezes sem precisar ir muito longe ou sair da sua cidade. E, para completar esse time, mais dois hospitais estão com obras em ritmo intenso para serem finalizados e entregues à população.
Em Imperatriz, região sul do Maranhão, o novo Socorrão está com obras em andamento e será um polo de atendimento para as cidades da região Tocantina e até para outros estados, como Pará e Tocantins. O hospital terá uma área de 17 mil metros quadrados de área construída, ainda com possibilidade para futura expansão no terreno de 62 mil metros quadrados. Para atendimento à população, serão 131 leitos, além de outros espaços de assistência médica para adultos e crianças, ajudando a suprir a demanda de urgência e emergência. No local, as equipes trabalham agora na consolidação das vigas, pilares e coroamentos, como também execução de piso, acabamento das paredes internas e externas e instalações sanitárias.
Já na capital maranhense, o Hospital da Ilha segue com os trabalhos todos os dias para garantir a finalização da obra e em breve abrir as portas para atender a quem precisa. Uma das maiores obras de saúde do Estado, o novo hospital de urgência e emergência em São Luís agora segue para última etapa com as atividades voltadas para instalações elétricas e piso, tudo sendo feito de maneira atenciosa, seguindo os padrões de qualidade. Com a entrega, serão mais 258 novos leitos no total disponíveis, sendo que na primeira etapa serão entregues 59 leitos de enfermaria, 36 leitos de UTI, 33 leitos transitórios e 19 leitos da Unidade de Tratamento de Queimados, setor de tratamento diferenciado na unidade, além de oferecer serviços de cirurgia, consultas e acompanhamento médico.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, cada unidade entregue reforça esse compromisso do governo em tornar acessível um atendimento médico efetivo e de qualidade para todos. “Em diferentes regiões, as novas unidades de média e alta complexidade reforçam a manutenção desse programa de saúde que tem revolucionado o sistema público de saúde do Maranhão, encurtando o caminho entre o paciente e as unidades de assistência médica, que hoje possuem um excelente padrão de infraestrutura para atender a população. Essas são duas obras feitas para garantir mais cuidado para o nosso povo”, destacou.
Retrospectiva: infraestruturas que transformam
Hoje, o total de investimentos resulta em mais de 40 grandes unidades hospitalares inauguradas na gestão do Governo Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão desde 2015, e que estão presentes em todas as regiões, fazendo a diferença na vida das pessoas que agora podem construir novas histórias, com qualidade de vida, fazendo uso dos equipamentos públicos disponíveis.
Em Pedreiras, o Hospital Regional Kleber Carvalho Branco possui capacidade de 50 leitos no atendimento de urgência/emergência e ambulatorial e hoje atende ao município e região. Para Dona Crueza Sousa, que é moradora, agora o deslocamento é muito mais fácil com o hospital na própria cidade. “Esse hospital aqui em Pedreiras era muito esperado, porque um hospital como esse vai beneficiar não só a nossa cidade, como várias outras ao redor. Ao invés da gente estar levando um paciente para São Luís ou para uma outra cidade, nós temos o nosso hospital na nossa cidade, onde a gente pode acolher um familiar, um filho, um sobrinho ou até um conhecido”, disse.
Camila Martins, que é moradora do município de Paço do Lumiar, destacou que agora a população da cidade se sente reconhecida através da entrega da nova Maternidade de Paço do Lumiar. “Esse hospital era muito aguardado pela comunidade. Era a única coisa que faltava aqui. Vai ajudar muitas gestantes. Agora a gente se sente reconhecido como cidadãos e acolhido pelo Governo com uma estrutura que tá top”, disse.
A Maternidade de urgência/emergência e ambulatorial foi muito aguardada pela população que tinha o desejo de ver seus novos pequenos cidadãos nascendo no próprio município. Ela é composta por 34 leitos, além de consultórios, sala de amamentação, procedimentos e repouso, centro cirúrgico, sala de parto humanizado, entre outros. Tudo isso em um ambiente preparado para o acolhimento, decorado por ilustrações e mensagens que trazem proximidade e empatia para as mães nesse processo de gestação, oferecendo também assistência desde o pré-natal até os primeiros cuidados com o bebê após o parto.
Ambas as obras são frutos da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e a Secretaria de Saúde (SES).