Notícias
EMSERH participa de capacitação sobre o uso dos recursos na otimização dos serviços públicos
Teve início nesta terça-feira (29), em São Luís, o Curso Plataforma +Brasil – Transferências Voluntárias e Captação de Recursos no âmbito do Ministério da Saúde. Durante três dias, colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estarão reunidos com a Consultoria Onix, de Brasília, capital federal.
“O curso visa otimizar os gastos dos recursos disponíveis. Isso se faz necessário pela escassez cada vez mais sentida no setor público, as dificuldades no repasse de verbas federais”, frisou o diretor financeiro da EMSERH, Wanderson Batista.
A Plataforma +Brasil é uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.
Durante os três dias de curso, serão debatidos temas como captação de recursos, impactos da capacidade de pagamento, emendas parlamentares, com o objetivo de entender o contexto atual do desenho fiscal do Estado do Maranhão, face às alterações das leis complementares.
“Capacitar profissionais para atuar como técnicos da operacionalização da Plataforma +Brasil no Módulo de Transferências Discricionárias e legais e Transferências Especiais, em todas as fases dos convênios, evidenciar o ciclo completo operacional, identificar políticas passíveis de serem contempladas, são pontos a serem debatidos com os profissionais”, explicou José Luís Barreto, coordenador da Onix, empresa de consultoria e captação.
Para a gerente administrativa da EMSERH, Olga Colvara, o curso foi uma ótima iniciativa. “É muito importante a integração dos diferentes setores da EMSERH para entender na teoria e na prática sobre a captação de recursos federais. Fico feliz de poder participar e aprender. Que esses conhecimentos abram nossa mente para resolução dos nossos problemas complexos”, disse Olga.