Notícias
Em encontro nacional, Maranhão é reconhecido com projeto de atenção à saúde mental mais exitoso
O Projeto Saúde Mental da Atenção Primária, desenvolvido no município de Caxias, pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Regional de Caxias, foi reconhecido nacionalmente, como o que mais progrediu no Brasil, em comparação a outros estados que desenvolvem as mesmas ações. O reconhecimento ocorreu durante o Encontro Nacional de Referências Técnicas Planifica SUS e Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS), realizado quarta-feira (26), em Brasília.
A secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Déborah Campos, demonstra que a Região de Caxias é uma das pioneiras no Brasil a implementar a Planificação na Atenção Primária. “A região é a única que possui uma experiência exitosa em planificar a saúde mental na atenção primária e está sendo exemplo a nível nacional. Isso beneficia a população fazendo que ela seja atendida de forma adequada, quebre estigmas e os profissionais da Atenção Primária possam cuidar e atender os pacientes como precisam”, explica.
O Projeto em Caxias está em execução há um ano com a cooperação do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, e se caracteriza como um fortalecimento da rede de cuidados de atenção à saúde mental para os pacientes daquela região.
Segundo a chefe de Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Isabelle Rêgo, a experiência do Maranhão fortalece o cuidado em rede. “Nós temos trabalhado na sensibilização, qualificação e organização da rede de cuidados, pois diferente do que muita gente ainda acha, a linha de cuidados psicossocial começa na Atenção Primária. Esse paciente não deve ser tratado só pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Hospital Psiquiátrico, essa pessoa é paciente do SUS e é nessa perspectiva que temos trabalhado”, destaca.
Outro destaque nacional, foi o Sistema de Notificação Covid-19 (SNC-19-MA), também reconhecido como uma das experiências exitosas do Estado. A apresentação ocorreu na Câmara Técnica de Informação e Informática em Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), nos dias 17 e 18 de abril.
Em 2020, o Sistema de Notificação Covid-19 Maranhão foi implantado com o objetivo de monitorar e rastrear os contágios; casos suspeitos, variantes, óbitos, entre outras. O Estado foi um dos poucos a desenvolver um sistema próprio de monitoramento para subsidiar os gestores na tomada de decisões e o Ministério da Saúde (MS). O sistema passou por atualizações e melhorias, como a inclusão dos dados de vacinação.