Notícias
Comitê Estadual de Saúde em Desastres participa de treinamento de prevenção e assistência em situações de desastres naturais
Membros do Comitê Estadual de Saúde em Desastres, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram, nesta quarta-feira (19), de um treinamento do ‘Curso de Defesa Civil em Situações de Desastres Naturais’. A capacitação foi promovida pela Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, por meio da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária (Suvisa), contou com o apoio da Defesa Civil Estadual e reuniu 30 profissionais para formação teórica e prática na assistência a situações de desastres.
“O objetivo é harmonizar conceitos e entendimentos sobre desastres naturais visando qualificar as respostas, minimizando os impactos às famílias afetadas. Neste sentido, é uma oportunidade para amadurecermos as nossas estratégias, tendo sempre em foco como melhorar a parceria com os municípios no que diz respeito ao socorro e cuidado com as pessoas”, explicou o superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz.
O treinamento contou com a participação de técnicos de 27 departamentos da SES, tais como Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Atenção Primária e Rede de Assistência à Saúde, Laboratório Central do Maranhão (Lacen-MA) e Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Na oportunidade, foram abordados pontos como conceituação doutrinária, manejo do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), decretação de situação de emergência e de estado de calamidade pública, gerenciamento de abrigos temporários e mapeamento de risco.
Durante parte do dia, os participantes também foram imersos em uma simulação de visita técnica a locais de risco, bem como confecção de mapeamento de risco em localidades de São Luís. A agenda prevê ainda a atualização do Plano Estadual de Contingência para Desastres Naturais em cenários hidrometeorológicos (enchentes e enxurradas) e climatológicos (estiagem, seca e queimadas) do setor saúde.
Segundo o Ponto Focal do Vigidesastres da SES, Flávia Oliveira, é importante ter organização e domínio de técnicas para cada situação. “O meio ambiente é muito dinâmico. Este ano houveram locais com inundações, queimadas e estiagens, mas que não têm esse histórico. Por isso vimos a necessidade de se capacitar, como também de atualizar as matrizes de resposta com foco na Redução de Risco, Manejo de Desastre e Recuperação”, disse.
De acordo com o capitão da Defesa Civil Estadual, David Soares, a integração das ações da Saúde garante maior clareza na assistência à população. “O treinamento tem a intenção de aperfeiçoar o trabalho do agente de saúde de forma que ele tenha as noções básicas de como a Defesa Civil atua, sendo, também, extensão dela”, destacou.
No Maranhão, dentre as localidades que demandam atenção por parte da Defesa Civil e do Comitê Estadual de Saúde em Desastres estão as regiões que compreendem os municípios de Trizidela do Vale, Pedreiras, Marajá do Sena e São Luís com relação a pontos de alagamento e inundações; bem como de Mirador, Grajaú, Balsas e Tasso Fragoso quanto a risco de estiagem e queimadas.