Notícias
Com conclusão da coleta de amostras e entrevistas, Inquérito Sorológico entra em fase final
O Inquérito Sorológico que está sendo realizado no Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para avaliar o cenário atual da pandemia no estado, chega à fase final. A pesquisa domiciliar com aplicação de teste sorológico, iniciada no dia 27 de julho, já foi concluída nos 69 municípios contemplados pelo Inquérito, que abrangem todas as 19 Regionais de Saúde do Maranhão.
Um dos coordenadores do Inquérito Sorológico e chefe do Setor da Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado (LACEN/MA), Lídio Gonçalves, explica que, com a finalização da parte de campo da pesquisa, está sendo concluída a análise das amostras para a sistematização dos dados.
“A parte de campo do Inquérito Sorológico já foi finalizada. Todas as equipes já realizaram as entrevistas e as coletas de sangue em todos os indivíduos que entraram no estudo e todas as amostras já chegaram ao LACEN. Esperamos que com a conclusão da análise das amostras, possamos concluir até o fim desta semana o processo de sistematização dos dados das entrevistas realizadas via aplicativo com os dados das análises laboratoriais”, afirma Lídio Gonçalves.
Com a conclusão da fase de coleta, entrevista e análise das amostras, a compilação dos dados será encaminhada para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), parceira da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no estudo, que ficará responsável pela análise estatística e tabulação dos dados para a posterior divulgação dos resultados da pesquisa.
O coordenador geral do Inquérito Sorológico e professor da UFMA, Antônio Augusto Moura, destaca que ao todo, 30 pessoas entre alunos, servidores da UFMA e da SES, trabalharão nesta última etapa da análise.
“A UFMA está colaborando com a Secretaria de Estado da Saúde na realização do Inquérito Sorológico no Maranhão, auxiliando desde a concepção e submissão do projeto ao Comitê de Ética à questão da amostragem, da análise estatística e treinamento do trabalho de campo realizado para a coleta das amostras e entrevistas. Agora, nesta fase final, vamos realizar a análise e redação do relatório e do artigo para a publicação”, ressalta o coordenador geral.