Notícias
Com capacitação das equipes do Lacen-MA, Maranhão avança no enfrentamento ao sarampo e rubéola
Técnicos do Laboratório Central de Referência em Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) participaram da Capacitação em Ações de Integradas da Vigilância para o sarampo e a rubéola. Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o curso realizado sexta-feira (13) pelo Ministério da Saúde visa o aperfeiçoamento da coleta de amostras biológicas, cadastro e diagnóstico voltado para vigilância do sarampo e da rubéola.
“Ao ser notificado de possível contaminação por sarampo ou rubéola, o Lacen faz a recepção das amostras, a sorologia e depois submete a teste de PCR para detectar a presença do vírus. Em seguida, enviamos as amostras para a Fiocruz-RJ, e, se o resultado for positivo, o paciente dá entrada no tratamento médico conforme o sinais e sintomas apresentados”, disse a bioquímica e encarregada dos Serviços de Acompanhamento da Rede de Laboratórios do Lacen-MA, Lécia Maria Cosme.
Para o fortalecimento da rede com ações preventivas, o objetivo do treinamento é reduzir descartes de amostras na fase pré-analítica, responsáveis pela não realização dos exames. Além disso, alcançar o máximo de profissionais dos estado e municípios para realização de uma coleta adequada, bem como cadastro no GAL, preenchimento correto e completo da ficha de notificação, armazenamento e envio correto da amostra. Os demais estados do Nordeste também participam da capacitação durante o mês de agosto.
Ao falar sobre o fluxo das ações, a responsável pela Vigilância Epidemiológica das Doenças Exantemáticas do Lacen-MA, Maria Oneide Pinheiro, salientou que a notificação fortalece a resposta rápida à doença. “É muito importante que seja feita uma boa investigação de campo para que se tenha o controle de campo onde há casos suspeitos. A partir disso, será possível realizar as cadeias de interrupção de possível transmissão, resguardando a integridade física dos contatos”, explicou.
Lacen
Instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Laboratório Central de Referência em Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA) completou 102 anos em 2021. O equipamento da rede estadual tem abrangência nos 217 municípios maranhenses.