Notícias
Centro de Referência do Idoso incentiva prática de atividade física para o combate ao sedentarismo na terceira idade
O Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde dos Idosos do Maranhão (Creaipsi) realizou ampla programação voltada ao debate e conscientização sobre a importância da prática de atividade física para combater o sedentarismo.
O workshop, cujo tema é “Combate ao Sedentarismo: A Melhor Idade em Ação”, terminou na última sexta-feira (17), no Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia, em São Luís. Cerca de 30 idosos participam de atividades físicas variadas, incluindo o circuito funcional com caminhada, exercícios de alongamento e de respiração, treino de força e equilíbrio, entre outros.
Na quinta-feira (16), o workshop reuniu especialistas nas áreas de educação física e nutrição, entre outras, além de rodas de conversa, apresentações de danças, ginástica laboral e o relato das experiências de pacientes sobre os benefícios, para o corpo e a mente, alcançados com a prática regular de atividade física.
Na programação do Creaipsi, jogos e brincadeiras diversas, bem como serviços, como o de avaliação antropométrica – que consiste na avaliação nutricional a partir do peso e das medidas de cada pessoa. Além disso, atividades como a dançaterapia e aulão de zumba movimentaram os participantes.
Destinado ao público atendido pelo Centro de Referência, o workshop reuniu também familiares dos pacientes. Participaram, ainda, como palestrantes e mediadores, professores, educadores físicos, nutricionistas, entre outros especialistas.
Os idosos também participaram do lançamento da Campanha de Multivacinação “Vacina para Todos”, no Espigão da Ponta d’Areia. O objetivo da campanha é incentivar a imunização contra a Covid-19 de crianças de zero a menores de 15 anos, além da população em geral.
Bem-estar físico e mental
A coordenadora do Núcleo de Terapia Corporal, Socorro Viana, explicou que o workshop “Combate ao Sedentarismo” é a culminância do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Terapia Corporal, por meio do projeto Melhor Idade em Ação, que propicia aos idosos participarem de aulas de dança, caminhada, alongamento, circuito funcional, além de atividades cognitivas e recreativas. O objetivo, conforme a educadora física, “é promover bem-estar físico e mental aos idosos, melhorando a sua qualidade de vida”, ressaltou.
Mais saúde
O relato de experiência de quem já foi sedentário e adotou novos hábitos, melhorando a saúde física e mental, foi destaque durante os três dias de realização do workshop.
A aposentada Natércia Maria foi uma das pacientes que contou sua história de transformação de vida com a ajuda da atividade física . “Cheguei aqui [no Creaispi] com sobrepeso, vivia deprimida e não saia de casa. Com a orientação da equipe multiprofissional, tive ânimo, coragem e entusiasmo para mudar. Além do tratamento clínico, faço as terapias recomendadas, como pilates, dança e ginástica. Hoje sou uma nova mulher, tenho autoestima e me cuido”, comemorou Natércia.
Margarida Costa, de 67 anos, que há um ano chegou ao Creaispi com mobilidade reduzida, também fez questão de mostrar como a atividade física a ajudou a melhorar a saúde. Portadora de Alzheimer há mais de 20 anos, a idosa subiu ao palco, onde fez apresentação solo e também acompanhou o grupo de dança do projeto Melhor Idade em Ação, provando a sua reabilitação. “Cheguei ao Creaispi caminhando com dificuldade, com a ajuda de muletas. Além do tratamento clínico, faço todas as atividades, como educação física, fisioterapia, pilates e outras. Hoje eu estou muito bem. Minha vida mudou”, falou com alegria.
Atenção integral
O Creaispi é referência na garantia de direitos aos idosos de todo o Maranhão. O equipamento público, pertence ao Governo do Maranhão, é gerenciado conjuntamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Instituto Vida e Saúde (Invisa), e secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
A unidade fica localizada no bairro Cohab – no espaço do antigo centro social do bairro ou CSU, que foi totalmente reestruturado – e oferece múltiplos serviços nas áreas de saúde, assistência social, direitos humanos, segurança pública, entre outros.