Notícias
CASA DE APOIO DO HOSPITAL DE CÂNCER COMPLETA 4 ANOS COM QUASE 5 MIL PESSOAS ATENDIDAS
Acolher e servir. São dois verbos que descrevem perfeitamente a Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão. Nesta quarta-feira (15), a unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completou 4 anos de funcionamento. Durante esse período, já foram realizados 4.921 acolhimentos.
A paciente Cleidenalva Pinheiro, de 35 anos, natural de Monção, foi diagnosticada com câncer de mama em 2017 e se hospeda na unidade desde que foi entregue pela gestão de Flávio Dino, em 2018. “Aqui é como se fosse a minha segunda casa. Eu me sinto feliz aqui, principalmente pelo bom acolhimento da equipe. Como sempre venho para o tratamento sozinha, o apoio que eles dão é o que mais me marca todas as vezes que preciso me hospedar aqui”, afirmou Cleidenalva.
“A acolhida é a principal característica da Casa de Apoio, pois pacientes vêm para um tratamento que é doloroso. Sabemos que receber o diagnóstico para o câncer não é nada fácil, então essa casa é um lar para muitos que dela precisam, onde eles encontram uns nos outros a extensão de suas famílias e amigos”, disse a diretora geral do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Carolina Marques.
O equipamento funciona em apoio ao Hospital de Câncer e é destinado àquelas pessoas que necessitam vir à capital com frequência para fazer tratamento. Para ter acesso a uma vaga no serviço, o interessado deve acionar o Serviço Social do Hospital de Câncer e aguardar o contato.
Inaugurada pelo governador Flávio Dino no dia 13 de dezembro de 2017, a Casa de Apoio é uma estrutura de suporte a pacientes e acompanhantes da unidade referência para o tratamento da doença no estado. Localizado na Madre Deus, em São Luís, o espaço tem capacidade para acolher até 26 pacientes, assim como seu respectivo acompanhante, em um regime de até 15 dias de estadia.
Dona Maria do Socorro Paiva, de 58 anos, acompanha o filho Franquedo de Figueiredo, de 37 anos, natural do município de Senador Alexandre Costa. Para ela, a Casa de Apoio é sinônimo de zelo. “Eu só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e depois a administração do espaço. Tudo aqui me chama atenção no espaço. A limpeza, a alimentação, os profissionais, tudo aqui é de primeira qualidade”, contou.
Segundo o coordenador do serviço, Paulo Henrique Silva Ferreira, para além do tratamento em saúde, é dada atenção também para o emocional. “O desafio é tornar melhor cada momento da vida dos usuários sempre que precisarem se hospedar na Casa de Apoio”, revelou.
Além do suporte de terapia ocupacional e psicológico, os usuários têm acesso a palestras educativas com dicas de prevenção e saúde e seis refeições diárias. O espaço possui três grandes salões com leitos, refeitório, área de vivência, cozinha, banheiros, sala de TV, sala de leitura, sala de estar e área administrativa, com área de repouso para técnicos.