Notícias
SES qualifica profissionais da atenção primária para saúde integral do idoso e do homem

Com foco na qualificação e atualização dos profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta quinta-feira (3) o Seminário de Qualificação em Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa e na Linha de Cuidado da Saúde do Homem. A programação, que segue até esta sexta-feira (4), acontece no auditório do Edifício João Goulart, em São Luís, e reúne equipes técnicas dos municípios e do Estado, com apoio do Ministério da Saúde (MS).
O superintendente da atenção primária da SES, William Vieira, reforçou que a qualificação fortalece o primeiro nível de acesso da população ao sistema de saúde. “Ao capacitar os profissionais da atenção primária conseguimos garantir uma triagem mais eficiente e encaminhamentos adequados, o que melhora a qualidade do cuidado e fortalece a rede de saúde em todo o estado”, destacou.
Durante os dois dias de seminário estão sendo discutidas estratégias para ampliar a capacidade de resposta da APS frente às demandas da população idosa e masculina, como o uso do Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20), prevenção de quedas e violências contra a pessoa idosa, além do fortalecimento do protocolo estadual para prevenção, manejo e tratamento do câncer de pênis. A programação também trata da importância da avaliação multidimensional no acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e demências, com ênfase em cuidados integrais e humanizados.
A assessora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde (MS), Bárbara Menezes, explicou que a avaliação multidimensional amplia o olhar dos profissionais sobre o envelhecimento. “É preciso compreender que a saúde da pessoa idosa envolve muito mais do que o controle de doenças. Precisamos considerar aspectos como cognição, mobilidade, humor e ambiente, para promover a autonomia e prevenir o declínio funcional ao longo dos anos”, afirmou Bárbara.
Já a coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da SES, Claudiana Cordeiro, destacou a importância de trabalhar também a saúde do homem. “No Maranhão ainda lidamos com uma alta incidência de câncer de pênis. Este seminário também traz diretrizes para prevenir, diagnosticar e tratar precocemente esses casos, além de promover ações integradas que garantam o cuidado ao longo da vida adulta masculina”, concluiu.
A gestão estadual tem investido continuamente na qualificação das equipes e na parceria com os municípios, garantindo que ações que vão da promoção à recuperação da saúde sejam realizadas com qualidade e abrangência. Essa atuação reforça a prevenção de agravos e o acompanhamento constante da população, assegurando um cuidado integral desde o primeiro contato do cidadão com o sistema público, especialmente para homens e pessoas idosas, que demandam atenção específica e humanizada.
População idosa
Dados do Censo 2022 do IBGE mostram que o Maranhão tem hoje mais de 572 mil pessoas com 65 anos ou mais, o que representa cerca de 8,7% da população do estado. Esse público cresceu 44% nos últimos 12 anos, evidenciando a urgência de qualificação e melhoria de serviços fundamentais para garantir atendimento resolutivo, integral e humanizado a essa população.