Notícias
Unidades de saúde encerram campanha Julho Amarelo com ações de conscientização sobre hepatite virais

Durante todo o mês de julho, as unidades que integram a rede estadual de saúde geridas pelo Instituto Acqua realizaram ações de prevenção contra às hepatites virais. As atividades incluíram palestras educativas, rodas de conversa e realização de testes rápidos, vacinação e distribuição de preservativos.
A campanha teve como objetivo conscientizar os pacientes dos riscos das hepatites, alertar para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças, que podem causar danos graves ao fígado. Em algumas unidades o foco principal foi estimular a atualização da carteira vacinal.
Na Policlínica do Idoso, palestra educativa e realização de teste rápidos foram alguns dos serviços disponíveis para os pacientes e acompanhantes. Maria das Mercês Viegas Carvalho, 67 anos, participou das atividades e aprovou a iniciativa. “Não perco as ações, seja de vacinação ou de teste eu sempre participo é uma maneira de nos prevenir das doenças e saber o que a gente tem”, falou a moradora do bairro Liberdade.
O coordenador de enfermagem da Policlínica do Idoso, Pablo Silva, pontuou o objetivo da ação. “Realizamos ações educativas de promoção da saúde e ofertamos teste rápidos para detecção das hepatites virais, isso reforça nosso compromisso de cuidar da saúde e bem-estar de todos, em especial da nossa população idosa” contou o coordenador.
Na Policlínica São Bento, a equipe multiprofissional realizou palestra de prevenção das hepatites virais para pacientes que aguardavam na sala de espera para atendimentos nas especialidades de cardiologia e dermatologia. Na unidade de Especialidades Odontológicas Sorrir Praia Grande, a ação aconteceu com palestra e vacinação. No Sorrir Ponta do São Francisco a enfermeira Letícia Gomes ministrou palestra educativa na sala de espera da unidade, com foco nas hepatites virais (B e C).
Na policlínica e no Sorrir Presidente Dutra, profissionais realizaram orientações e palestras educativas por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Na policlínica, o farmacêutico Fabrício Léda dialogou com pacientes na espera. “Os maiores desafios estão relacionados com o diagnóstico tardio, a subnotificação e a baixa cobertura vacinal, por ser uma doença infecciosa e silenciosas, pode ser assintomática por anos, surgindo sintomas em casos avançados”, frisou.
No Sorrir Presidente Dutra, pacientes se sentiram beneficiados com a palestra orientativa e elogiaram a ação. Foi o caso da lavradora Célia Nascimento, 40 anos. “Vim extrair um dente e amei a palestra, estava precisando mesmo escutar sobre hepatite, meu filho e esposo já tiveram essa doença, e é sempre bom estar atualizado. Tenho minha carteira atualizada e é importante que todos estejam informados”, falou a moradora do Povoado Maria Preta em Presidente Dutra.
O Hospital Regional de Balsas, Centro de Hemodiálise de Balsas, Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, Sorrir Coroatá, Hospital Macrorregional Tomás Martins, Maternidade Nossa Senhora da Penha e Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos promoveram também atividades como blitz nos setores, palestras e diálogo aberto com profissionais e pacientes sobre as hepatites virais.