Notícias
SES realiza ação de prevenção ao câncer de pênis na Policlínica de São José de Ribamar

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta sexta-feira (6), das 8h às 9h30, na Policlínica de São José de Ribamar, uma ação da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pênis. A iniciativa integra as estratégias estaduais de promoção do autocuidado, prevenção e identificação precoce da doença, com foco especial na população masculina adulta e idosa.
Durante a ação, homens que frequentam a unidade receberam orientações sobre higiene íntima, sinais de alerta da doença, importância da vacinação contra o HPV e a necessidade de quebrar estigmas culturais que ainda afastam muitos homens dos serviços de saúde.
“Infelizmente, o índice dessa doença ainda é elevado no nosso estado. Por isso, precisamos chamar a atenção da população masculina para que esses homens façam o autocuidado, gerenciem seus riscos e procurem o serviço de saúde aos primeiros sinais”, explicou a coordenadora da Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.
Segundo ela, a estratégia é fortalecer o cuidado compartilhado entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada. “Abrir as portas da atenção primária é essencial para garantir mais qualidade de vida à população masculina”, concluiu.
Morador de São José de Ribamar, Joab Marques Macedo Wolf, 38 anos, aprovou a iniciativa. “Trazer esse cuidado para nós é perceber que estamos sendo lembrados, que tem gente que se preocupa com a gente. Aqui tem muita gente carente que precisa desse tipo de atitude. E o tema é muito importante. O cuidado básico é o sabão. Se isso for ensinado desde cedo, teremos adolescentes e jovens mais conscientes. Eu aprendi isso com minha mãe e hoje ensino aos meus filhos”, completou.
O câncer de pênis é considerado um problema de saúde pública, com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste. A doença está associada, principalmente, à falta de higiene íntima, ao baixo autocuidado e à não vacinação contra o HPV na adolescência. Por isso, a Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental na prevenção, educação em saúde e encaminhamento precoce de casos suspeitos, evitando diagnósticos tardios e tratamentos mais invasivos.
De acordo com o médico urologista Eduardo Castro, o Maranhão tem avançado no enfrentamento da doença graças ao trabalho contínuo de prevenção. “Já tivemos a infelicidade de ocupar o primeiro lugar em número de casos de câncer de pênis, mas hoje estamos sendo ultrapassados por outros estados. Isso é motivo de alegria, porque é uma doença social, que não deveria existir. A higiene pessoal é extremamente importante porque evita a proliferação de bactérias nocivas, que podem provocar alterações na região íntima e favorecer o desenvolvimento da doença”, explicou.
A ação também dialoga com outras políticas públicas, como o Programa Saúde na Escola (PSE), fortalecendo a promoção da saúde do homem desde a infância. Para o gerente da Atenção Primária à Saúde do Maranhão, William Vieira, a informação é uma das principais ferramentas de prevenção.
“Estamos aqui reforçando que prevenir o câncer de pênis é algo simples, que não exige medicação nem alto custo. Com informação e uma higienização adequada, é possível evitar muitos agravos. E esse é o propósito da gestão do governador Carlos Brandão: cuidar de todos os maranhenses”, afirmou.