Notícias
SES promove reunião de avaliação da implantação da Segurança do Paciente em municípios da Macrorregião Norte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nesta quarta-feira (17) a primeira reunião da equipe técnica de apoio para implantação e implementação da Segurança do Paciente, com profissionais e gestores de unidades e serviços da Macrorregião Norte do estado.
A agenda teve como objetivo realizar o acompanhamento técnico e pedagógico das ações, promovendo o diálogo sobre avanços, desafios e estratégias no âmbito municipal, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS).
De acordo com o superintendente de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES, Edmilson Diniz, a etapa de monitoramento reafirma o compromisso da SES em orientar e apoiar os municípios. “Esse acompanhamento nos permite compreender o estágio de implantação em cada município, a partir de uma ferramenta de monitoramento, identificar dificuldades e desenhar um plano de ação estratégico, direcionando mais esforços onde há maior necessidade. Para isso, estamos mobilizando toda a Rede da SES, com o objetivo de transformar a segurança do paciente em uma prática efetiva e contínua na atenção primária em todo o estado”, afirmou.
Participaram da reunião, gestores, profissionais e apoiadores das regiões de São Luís, Rosário, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Bacabal, Chapadinha, Itapecuru-Mirim e Zé Doca, incluindo profissionais de Enfermagem das unidades laboratório, tutores estaduais da estratégia Planificação Maranhão, equipes de Vigilância Sanitária e de Serviços Hospitalares, além de apoiadores do Projeto Emanuela.
Durante a reunião foi apresentada a ferramenta Estruturação e operacionalização da Segurança do Paciente, que funciona como uma central de atendimento on-line e auxilia no monitoramento e no acompanhamento das ações de segurança do paciente nos municípios, conforme as etapas definidas nas Oficinas Regionalizadas.
A partir das informações preenchidas e enviadas, será possível identificar avanços, desafios e necessidades de apoio técnico.
“O acompanhamento tem como foco verificar a criação e a efetiva implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente, bem como a elaboração dos Planos Municipais de Segurança do Paciente, com o objetivo de fortalecer a qualidade dos serviços e a segurança do cuidado oferecido à população”, frisou a chefe da Coordenação de Cuidado Integral à Saúde da SES, Patrícia Rocha.
Durante a agenda também foram definidas metas, como a continuidade do apoio e do acompanhamento das etapas pactuadas com os municípios nas oficinas regionalizadas, além do fortalecimento do diálogo sobre a constituição dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente e a elaboração e execução dos Planos Municipais de Segurança do Paciente (PMSP).
Outro objetivo estabelecido foi a implantação dos núcleos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com a adoção de protocolos básicos dos serviços e o cadastramento no Sistema de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa/Anvisa), a serem apresentados no próximo encontro, além da identificação de avanços e desafios para o fortalecimento da cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde.
Segundo a coordenadora da Atenção Primária à Saúde do município de Raposa, Glaucia Rocha, a atuação dos apoiadores tem sido fundamental para a organização dos processos de trabalho. “Estamos em fase de construção para a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no município de Raposa. Tivemos a visita de técnicos da SES e temos observado como esse setor é primordial para a redução de riscos e para a oferta de um atendimento de qualidade ao paciente”, destacou.
A agenda integra o contexto das Oficinas Regionalizadas promovidas pela SES, realizadas ao longo do ano em todas as 19 Unidades Regionais de Saúde do Maranhão. Os encontros foram conduzidos de forma integrada pelas Gerências de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador e de Atenção Primária à Saúde, com foco na orientação e no apoio técnico aos municípios.