Notícias
SES promove Oficina Planifica Maranhão para expandir o projeto das Macrorregiões Sul e Norte do estado
- 30 de janeiro de 2024
- Postado por: ascom
- Categoria: Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta terça (30) e quarta-feira (31) a “Oficina de Alinhamento Metodológico da Planificação da Atenção à Saúde”, no Salão Conchas do Praia Mar Eventos, localizado no bairro da Península, em São Luís. O objetivo é promover a expansão do Projeto de Planificação da Atenção à Saúde para as Macrorregiões Sul e Norte do Maranhão, visando o desenvolvimento e consolidação das Redes de Atenção à Saúde.
A agenda é um momento para que chefes dos setores das áreas técnicas da SES possam estar alinhados quanto à organização dos processos de trabalho da Atenção Primária, Ambulatorial e Especializada, bem como das equipes de Saúde da Família (eSF) do Maranhão.
“Nossa intenção é fortalecer, orientar e capacitar o profissional para que este descubra mecanismos que tornem mais efetiva a assistência prestada pela Atenção Primária e Especializada. Esse apoio institucional, somado às ações do Programa Cuidar de Todos, irá potencializar o atendimento que é feito na ponta, permitindo que os territórios alcancem os indicadores, impactando na qualidade de vida dos maranhenses”, disse o superintendente da Atenção Primária em Saúde da SES, Willian Ferreira.

A planificação visa organizar os serviços de Atenção à Saúde ao garantir atendimento no tempo, hora e local certos de acordo com a condição de saúde do indivíduo. Ao investir na estratégia, o Governo do Estado, por meio de outras estratégias de gestão, como o Cuidar de Todos Atenção Primária, busca atuar em todas as esferas da saúde pública, complementando uma à outra, garantindo a chance de ofertar um tratamento que dá certo e salva vidas.
O processo de planificação no estado teve início em 2016 nas regiões de Caxias, São João dos Patos, Timon, posteriormente ampliado para as regiões de Pedreiras, Codó e Presidente Dutra. Neste ano de 2024 e subsequentes, o foco é alcançar todo o Maranhão.
A primeira expansão na Macrorregião Sul deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro, com o lançamento da iniciativa no município de Balsas. No mês de março será a vez da Macrorregião Norte, no município de Pinheiro. Segundo o coordenador estadual do Planifica Maranhão, Saulo Santos, o estado possui um território divergente e com várias realidades.
“Ao observarmos os dados epidemiológicos, verificamos outros comportamentos, exigindo que iniciemos a expansão com foco nos pacientes portadores de condições crônicas e a linha materna e infantil. Os próximos passos da expansão irão contemplar as assistências de Saúde Mental e Bucal”, explicou Saulo.

De acordo com a superintendente de Assistência à Saúde da SES, Josélia Alves, o papel da Assistência Primária se completa com a Especializada. “Juntas elas fazem toda a diferença na vida dos pacientes que têm alguma comorbidade ou doença crônica. A ampliação irá melhorar os indicadores dessas macrorregiões ao dar acesso a serviços em saúde que já existem na região, só que de forma organizada, além da oportunidade de qualificação dos profissionais”.
Para a coordenadora da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), Adriana Mota, planificar é fazer com que a Saúde chegue aos menos favorecidos. “É, também, fazer com que o território seja visto e a assistência naquela localidade seja resolutiva. A Planificação, aliada ao Cuidar de Todos, irá potencializar todas as nossas políticas, uma vez que aposta na Atenção Primária como porta de entrada assistencial do paciente usuário do SUS”.
A realização da Oficina Planifica Maranhão conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Associação Umane.