Notícias
SES promove da Ação Resgate alusiva ao Janeiro Branco na Praça Deodoro

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram, nesta quarta-feira (22), a primeira edição da Ação Resgate de 2025, na Praça Deodoro, Centro de São Luís. A ação aconteceu em alusão à campanha Janeiro Branco e foi coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) em parceria com o Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES.
A ação teve início às 8h e se estendeu até às 11h, ofertando atendimento com médico clínico e psicológico para a população em geral e dependentes químicos, também aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites e vacinação contra influenza, hepatite B, febre amarela, tríplice viral, tétano e difteria – dT e Covid-19.
Com a esposa Edna Eugênia Diniz, de 40 anos, José Ribamar Rodrigues, de 72 anos, aproveitou que estava pela região do Centro para resolver demandas pessoais e foi atualizar o seu esquema vacinal. “Hoje, eu tomei as vacinas contra tétano e Covid-19. Ah, para mim essa ação foi muito boa porque a gente encontrou tudo aqui a nossa vista”, disse José Ribamar Rodrigues.
“Eu estou achando boa essa movimentação. O incentivo para as pessoas que estão passando na rua a serem atendidas, porque às vezes não tem essa oportunidade, não tem tempo de ir no posto de saúde para fazer esses procedimentos. Então, para mim, está sendo muito bom”, pontuou Edna Eugênia Diniz.
Acompanhando a ação, o diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, afirmou que o serviço tem buscado construir parcerias que efetivasse o direito ao cuidado. “Nestes últimos três anos, a Secretaria de Estado da Saúde vem construindo parceria com órgãos que são efetivadores da lei. E, nestes mais de 10 anos do Ação Resgate, vimos hoje a importância de dar visibilidade para a população o acesso a esses serviços, que podem parecer simples, mas que para eles são muito difíceis. Ou seja, a gente facilita a vida dessas pessoas no seu dia a dia”.
O Projeto Ação Resgate tem como objetivo prestar assistência em saúde e, também, oferece cuidados às pessoas que estão em situação de rua. Além disso, a ação serve ainda para levar para internação as pessoas que desejarem realizar o tratamento contra a dependência química. O projeto é desenvolvido pela SES, por meio do CAPS AD Estadual, em parceria com o 8º Distrito Policial.
Para esta primeira edição de 2025 da iniciativa, a SES contou com a parceria do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e do Ministério Público do Estado (MPE-MA) na ação, inclusive com um ônibus e carreta refrigerada, os quais foram utilizados para os atendimentos.
De acordo com a assessora técnica da Chefia de Gabinete da presidência do TJ-MA, Ana Patrícia Marques, que na oportunidade estava representando o órgão do poder judiciário, a intenção é levar justiça e cidadania para as pessoas. “O Tribunal de Justiça do Maranhão está aderindo à campanha do Conselho Nacional de Justiça, que é o ‘Pop Rua Jud’. Com isso, temos levado cidadania e saúde, além de promover serviços de conciliação”.
Durante todo este mês, a Campanha Janeiro Branco 2025 irá trabalhar o tema “Sua primeira meta em 2025, é cuidar de você” em parceria com diversos atores da sociedade, objetivando a importância do cuidado com a saúde mental durante os 12 meses do ano.
“A ação serviu para que o departamento pudesse entender as mais diferentes dimensões de necessidades que pessoas têm para poder propor a elas estratégias de cuidado. Ou seja, de acordo com a necessidade de cada uma, evidentemente, no que se refere à saúde mental, se é uma pessoa que é usuária de álcool ou de outras drogas, nós tentaremos referenciar para o CAPS AD. Com isso a gente tanto atua no processo de fortalecimento e melhoria contínua da rede, como também ajuda a divulgar os serviços para aquelas pessoas que talvez ainda não tenham esse acesso”, explicou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde Mental da SES, Paula Penha.
Além dos atendimentos, também foram ofertadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com sessões de auriculoterapia e massoterapia, entre outras ações.