Notícias
SES promove Bailinho da Amamentação na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

O Carnaval 2026 chegou à Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). Com direito a cortejo coreografado e muita música, a unidade, que integra a Rede Materno Infantil da Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebrou o “Bailinho da Amamentação”, nesta quinta-feira (12), levando alegria e informação para gestantes, acompanhantes e puérperas assistidas pela unidade.
“O objetivo do bailinho é estimular o aleitamento materno, utilizando a alegria do Carnaval para tornar o ambiente mais acolhedor às pacientes, reforçando a importância do leite materno como alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida, que contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo do bebê, além de trazer benefícios à saúde da mãe”, disse a diretora administrativa, Ana Clotilde Rolim.
O Bailinho da Amamentação é uma iniciativa que busca conscientizar e informar acompanhantes e pacientes da maternidade sobre a importância do aleitamento desde os primeiros dias de vida do bebê. Na ocasião, o cortejo da folia contou com o apoio de profissionais dos setores do Ambulatório, Alojamento Conjunto, Centro de Parto e Unidade Neonatal.
O leite materno deve ser o primeiro e, de preferência, o único alimento nos seis primeiros meses de vida. Ele fortalece o vínculo entre mãe e filho, contribui para o ganho de peso, com benefícios ainda maiores para prematuros, ao favorecer o desenvolvimento físico e cognitivo, previne diarreia e infecções respiratórias e reduz o risco de alergias, diabetes e obesidade. Para a mãe, amamentar ajuda na recuperação pós-parto, diminui o risco de hemorragia e reduz as chances de câncer de mama, ovário e endométrio.
Adriana Alves, de 31 anos, está na segunda gestação e realiza pré-natal na MACMA. Na ocasião, ela esteve acompanhada do marido, Reginaldo Alves, de 24 anos. “Amamentar é muito importante porque eu vi, na prática, como o aleitamento é necessário. Hoje, meu primeiro filho tem sete anos, é saudável e dificilmente fica doente. Na época, eu tive medo de ele não pegar, mas depois passou, e a gente crê que, com esse segundo filho, será a mesma coisa, para que ele seja bem alimentado e saudável como o irmão”.
Mãe de primeira viagem e grávida de 24 semanas das gêmeas Ágata e Aylla, Miriam Pereira, de 23 anos, também se disse entusiasmada. “Estou ansiosa pelo momento, ainda mais porque será algo que vai criar conexão com elas”, compartilhou.
Saiba como doar
Com o intuito de oferecer maior comodidade, uma equipe da MACMA realiza a coleta de leite humano e de frascos na residência da doadora. Basta entrar em contato pelo número do Banco de Leite da MACMA (98) 99213-6886 (WhatsApp) para receber orientações sobre o acondicionamento do leite, bem como agendar o melhor dia e horário para a coleta.
O Banco de Leite fica localizado nas dependências da MACMA, na Av. Jerônimo de Albuquerque, Cohab Anil I, atendendo ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Especialmente neste período carnavalesco, o serviço retornará às atividades na quinta-feira (18), às 14 horas.