Notícias
SES promove ação de saúde em alusão ao Outubro Rosa

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu nesta sexta-feira (31) uma nova ação de promoção da saúde e prevenção ao câncer de mama. Realizada no Convento das Mercês, em São Luís, a iniciativa fez parte da programação do Outubro Rosa e, desta vez, foi voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O médico da Força Estadual de Saúde (FESMA), Filipe Leite, destacou que a ação foi importante para reforçar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e de outras doenças. “A ação aproxima a rede pública dessas mulheres e reforça a importância de realizar exames preventivos regularmente. Esse contato direto ajuda a ampliar a conscientização e possibilita o diagnóstico precoce, fundamental para o sucesso do tratamento”, explicou.
A atividade contou com a parceria do Coletivo Por Elas Imponderadas e ofereceu diversos serviços, como consultas médicas, triagem, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites e glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação e distribuição de medicamentos. O público contou ainda com orientações sobre saúde mental e uma roda de conversa sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A coordenadora do Coletivo Por Elas Imponderadas, Maria de Jesus Almeida Costa, ressaltou o papel da ação na promoção do autocuidado e na ampliação do acesso à saúde. “O cuidado com a saúde precisa ser o foco todos os dias. Nosso coletivo trabalha com todas as mulheres, especialmente as que estão em situação de vulnerabilidade. A parceria com a SES fortalece esse propósito e garante que mais pessoas tenham acesso aos serviços, que muitas vezes, estão distantes da realidade delas”, afirmou.
Entre as participantes estava Dulce Eugênia Ribeiro, 38 anos, que soube da ação por meio do Coletivo e destacou a relevância da iniciativa para a comunidade. “Foi uma oportunidade de ter acesso a vários serviços num mesmo lugar. Eu vim para vacinar e acabei participando da roda de conversa, que foi muito importante para mim. Essas ações fazem diferença, porque muitas vezes o trabalho e a distância impedem que a gente consiga se cuidar”, contou.
A ação reforçou o compromisso da Governo do Estado com políticas públicas de saúde voltadas à equidade, prevenção e cuidado integral, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade social.