Notícias
SES participa da 6º Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está participando da programação da 6º Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece até hoje(28), no Rio Poty Hotel, em São Luís. Nos dois dias do evento, os participantes puderam contar com stand de vacinação e acesso a material informativo sobre serviços destinados à saúde da pessoa idosa na Rede Estadual.
Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDIMA), o evento tem como tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
“A Secretaria de Estado da Saúde marca presença na Conferência Estadual de Direito da Pessoa Idosa, forçando a parceria e o compromisso com esse público em especial. Durante o evento, vamos buscar conversar com as pessoas de forma ativa, levando prevenção em saúde, mostrando que essa é a nossa missão, a de cuidar das pessoas idosas, garantindo a elas uma assistência de qualidade”, disse o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira.
As pessoas que compareceram nos dois dias da conferência puderam ter acesso a todas as doses de vacina destinadas ao público adulto e idoso. Foram disponibilizadas doses da Tríplice Viral, dT, Hepatite B, dTpa, HPV, Zalika (Covid-19) e Influenza (Gripe).
O stand da SES também colocou à disposição cartilhas informativas, como a de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, publicada pela secretaria em 2024, folder com orientações sobre prevenção à violência contra a pessoa idosa, cuidados com a hipertensão e diabetes, além de orientações sobre onde encontrar atendimento dentro da Rede Estadual de Saúde.
Maria Luzia do Nascimento Souza, 52 anos, moradora de Paço do Lumiar, aproveitou para coletar informações sobre saúde do idoso e também se vacinar contra a gripe. “Eu acho muito importante uma iniciativa como essa. Não sou idosa, mas represento os idosos do meu município e estou aqui para contribuir. Ter saúde, falar sobre saúde, falar sobre o direito do idoso, tudo isso é muito importante porque nós estamos ficando velhos e precisamos falar sobre direitos humanos, assim como sobre saúde e educação”.
Beneficiada com os atendimentos no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (CREAISPI), Dona Maria Ilma dos Anjos Melo, de 63 anos, também atualizou o esquema vacinal com a dose contra o Tétano. “Nós estamos ficando mais idosos a cada dia, mas estamos felizes porque o povo está se preocupando muito com a idosa hoje. Hoje eu não me sinto mais só. Eu tenho várias atividades. Lá no CREAISPI estou fazendo curso de confeccionar chinelas e sandália. Melhorou porque eu não fico mais em casa sofrendo”.
Nos dois dias do evento, foram debatidas as propostas no âmbito municipal dos 250 candidatos eleitos, que depois serão transformadas em propostas estaduais. O encontro foi dividido em quatro eixos: financiamento e cofinanciamento das políticas públicas para a pessoa idosa; saúde da pessoa idosa; violência contra a pessoa idosa; e o fortalecimento dos conselhos municipais.
“A conferência é um momento de crescimento, de avaliar aquilo que acontece com a população idosa no estado, nos municípios, e aí propor o que nós queremos nos próximos quatro anos até a próxima conferência. É também um momento em que a gente senta e faz uma avaliação sobre como está a população idosa, quais são os avanços dos últimos quatro anos, o que é preciso melhorar para atender bem e dar política de qualidade”, afirmou o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Glécio Sandro Silva.