Notícias
SES fortalece combate ao tabagismo e amplia incentivo à oferta de tratamento gratuito no SUS

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o município de Paço do Lumiar promovem neste sábado (30) uma grande ação de saúde na praça da Vila Manaíra, das 8h às 12h. A programação inclui aferição de pressão arterial e glicemia, atualização vacinal, Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e orientações sobre prevenção e tratamento do tabagismo.
O evento integra as ações do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que vem sendo fortalecido pela SES com incentivo e apoio aos municípios. O objetivo é ampliar a oferta de tratamento gratuito no SUS às pessoas que desejam parar de fumar. O Estado fornece insumos, capacita profissionais e articula suporte técnico para que os consultórios de tratamento do fumante sejam implantados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nos Centros de Atenção Psicossocial CAPS).
O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), da rede estadual de saúde, oferece tratamento para o combate ao tabagismo. A unidade dispõe de acompanhamento multiprofissional, com médicos, psicólogos e outros especialistas, além de terapias em grupo e suporte medicamentoso, que auxiliam no enfrentamento da dependência química e psicológica.
Atualmente, o Maranhão possui consultórios em funcionamento em 30 municípios. Em 2025, a SES promoveu oficinas de incentivo à implantação em Lago Verde, Bacabal, São Luís Gonzaga, Trizidela do Vale, Barreirinhas, Cururupu, Vila Nova dos Martírios, Itaipava do Grajaú, Grajaú e Santa Inês, além do serviço ambulatorial da Policlínica de Matões.
Também foram capacitados 134 profissionais de saúde em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), habilitando 25 novos municípios a oferecer o serviço.
A Chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Claudiana Cordeiro, reforça que o Estado tem buscado apoiar cada vez mais os municípios no enfrentamento ao tabagismo. “Nosso objetivo é ampliar o acesso ao tratamento das pessoas que desejam parar de fumar e, ao mesmo tempo, prevenir que novas gerações iniciem o consumo de cigarros convencionais e eletrônicos. O trabalho é feito em parceria com os municípios, levando capacitação, insumos e apoio técnico para fortalecer as ações em todo o Maranhão”, destacou.
Consultórios
Os Consultórios de Tratamento do Fumante incluem atendimento em grupo, acompanhamento terapêutico, distribuição de medicações e material educativo. Pessoas que desejam parar de fumar podem procurar a UBS do seu município para obter informações sobre o serviço. Segundo o Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), foram registrados 1.751 fumantes em 2024 e, somente entre janeiro e julho deste ano, já são 1.043 registros.
Além de ajudar as pessoas a pararem de fumar, a SES tem expandido as ações de prevenção, em especial entre crianças e adolescentes. Pelo Programa Saúde na Escola, profissionais de saúde e educação recebem capacitação do INCA para promover atividades de conscientização sobre os riscos do cigarro convencional e eletrônico.