Notícias
SES capacita profissionais da Maternidade Benedito Leite sobre síndromes hipertensivas
- 30 de abril de 2024
- Postado por: Andréa Gonçalves
- Categoria: Notícias
Profissionais de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), participaram de capacitação sobre síndromes hipertensivas que podem acontecer no período da gestação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O treinamento realizado na segunda quinzena de abril abordou o cenário da assistência e os quadros das síndromes hipertensivas com aplicação de protocolos definidos pelo Ministério da Saúde.
De acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, as maternidades devem identificar as pacientes com sintomas da síndrome ainda na sala de triagem, pela aferição da pressão arterial sistólica e diastólica. As síndromes englobam uma série de condições médicas que afetam a pressão arterial da gestante, representando um desafio significativo para a saúde materna e fetal. Dentre essas síndromes, destacam-se a pré-eclâmpsia, a eclâmpsia e a síndrome HELLP (hemólise, elevação das enzimas hepáticas e baixa contagem de plaquetas).
A capacitação foi ministrada pela enfermeira e residente em Enfermagem Obstétrica, Tallya Frazão, que integra o programa de residência da Maternidade Benedito Leite e atua a mais de um ano na unidade de saúde junto com outros três residentes na Enfermagem Obstétrica. “É importante esclarecer que essas síndromes podem acontecer inclusive no puerpério e o profissional deve ter esse conhecimento dos sinais e sintomas e ouvir as queixas das gestantes. Verificamos alguns deles por meio do uso do monitor. Existem alguns recursos profiláticos e uma tabela que avalia se a paciente está em risco médio ou alto risco”, esclareceu.
O treinamento, realizado na última sexta-feira (26), apresentou a abordagem técnica que inclui o monitoramento regular da pressão arterial e dos níveis de proteína na urina, a fim de detectar precocemente quaisquer sinais de complicação. Além do manejo adequado da pressão, o uso criterioso de medicamentos anti-hipertensivos e a necessidade de um acompanhamento médico e obstétrico contínuo.
As síndromes hipertensivas representam sérios riscos tanto para a mãe quanto para o feto. Complicações incluem insuficiência renal, danos hepáticos, distúrbios da coagulação sanguínea, além de aumentar a probabilidade de parto prematuro e restrição do crescimento intrauterino. As causas ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que envolvam fatores genéticos, imunológicos e vasculares.
Sobre a maternidade
A Maternidade Benedito Leite oferece atendimento de urgência e emergência em obstetrícia em São Luís (MA) com 51 leitos de enfermaria para o Alojamento Conjunto de gestantes em pré-parto, parto e puerpério.
A unidade de saúde dispõe também de serviço de apoio à amamentação, com coleta domiciliar de leite humano para pasteurização e oferta aos bebês internados; além de serviços de exames de imagem em análise clínica, ultrassonografia, teste rápido de HIV e triagem neonatal (pezinho, linguinha, orelhinha e coraçãozinho).
A maternidade realiza ainda rodas de conversa, semanalmente, com gestantes e um serviço de planejamento reprodutivo com inserção de DIU e outros métodos contraceptivos. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é gerenciada pelo Instituto Acqua.