Notícias
Seis unidades da rede estadual de saúde recebem Selo Segurança do Paciente

Seis unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) receberam, nesta semana, o a certificação do Selo Segurança do Paciente. O reconhecimento é resultado do compromisso do Governo do Maranhão no desenvolvimento de boas práticas para gestão de incidentes e foi concedido pela Epimed Solutions, em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP).
“É um motivo de muita alegria para todos nós. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, cuidando das pessoas com responsabilidade e atenção. É o resultado de um trabalho sério, feito por quem acredita numa saúde pública de verdade para todos os maranhenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O Selo Segurança do Paciente é concedido às organizações de saúde que utilizam o Sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente e tem validade de um ano. Para tanto é necessário que esses equipamentos atendam aos critérios como promoção das boas práticas na notificação, classificação, investigação e tratativa de incidentes e eventos adversos.
No Maranhão, sete unidades foram condecoradas com o selo, sendo que seis são da rede estadual: Hospital da Ilha (São Luís), Hospital de Oncologia do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho (São Luís), Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO – São Luís), Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM – São Luís), Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago (Pinheiro) e a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA – São Luís).
Os processos de certificação do Hospital Dr. Carlos Macieira começaram em 2022 com o nível de certificação 1, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, gradativamente, a unidade foi conquistando outras certificações, como é o caso do nível 2 da ONA em 2024 e também certificações do Epimed nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
“Todos os setores do hospital, através de suas notificações e tratativas, fizeram com que a gente aumentasse as seguranças do processo, trazendo melhorias ao paciente. Essa qualificação é contínua e envolve a unidade como um todo para que possamos dar uma assistência de qualidade”, disse o diretor geral do HCM, Edilson Medeiros.
Entre os critérios de avaliação estão: Percentual de notificações classificadas como ‘Outra natureza’ menor ou igual a 25%; detecção precoce com tempo médio menor ou igual a 7 dias e investigação precoce com tempo médio menor ou igual a 45 dias.
Para o diretor assistencial do Hospital Dr. Tarquínio Lopes, Waldesio Moraes, o apoio do Governo do Estado foi o que tornou possível receber o selo. “Com grande apoio do Governo do Maranhão, do governador Brandão e de toda a Secretaria de Saúde, pudemos desenvolver o que há de melhor no atendimento dos nossos pacientes oncológicos. Nós enquanto instituição sentimos muito orgulho, assim como de todos os colaboradores, da equipe médica e multiprofissional, além das áreas administrativas”.
Este ano, no Brasil, foram certificadas pela Epimed Solutions com o “Selo Segurança do Paciente”, 234 instituições de saúde, sendo 181 privadas e 53 públicas. Entre as premiadas estão, também, duas instituições uruguaias.